São Paulo, quarta-feira, 19 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'ClarisWorks' está mais sofisticado

HEINAR MARACY
ESPECIAL PARA A FOLHA

A nova versão do ``Claris Works" é um dos pacotes integrados de maior sucesso, tanto entre usuários de Macintosh quanto de PC, porque cumpre o que promete. De forma totalmente integrada, ele une um processador de texto, um módulo de desenho, um de comunicação, um banco de dados e uma planilha.
Além disso, os módulos suprem as necessidades do usuário comum, são fáceis de usar e ocupam pouco espaço no disco rígido e na memória. Para terminar, o programa é barato. Quem comprar hoje o ``ClarisWorks 2.0" para Macintosh em português receberá uma atualização gratuita para a versão 4.0, que estará disponível até o final do ano.
A nova versão traz mais de cem funções e melhorias, tornando o programa mais atraente até para usuários profissionais. Quem acha que programa integrado é um programa "que faz muitas coisas, mas faz tudo mal terá surpresas.
O novo ``ClarisWorks" é um dos primeiros programas dessa categoria a incluir um tradutor de HTML (Hypertext Markup Language, o formato das páginas da Word Wide Web da Internet), um prato cheio para quem costuma "pescar páginas www na maior rede mundial de computadores.
O processador de texto, o ponto fraco das versões anteriores, tem agora funções típicas de programas de editoração, como páginas duplas e estilos para textos, imagens e tabelas. Os módulos de desenho e pintura permitem girar e aplicar perspectiva a objetos.
O ``ClarisWorks" tem dezenas de modelos (documentos semiprontos com dados básicos para criar outros documentos), que precisam ser traduzidos de acordo com a realidade de cada país.
Se a Claris conseguir fazer uma boa adaptação do programa para o português (a última deixou um pouco a desejar), o Mac será finalmente a máquina que pequenos empresários podem ter para controlar seus negócios.

Texto Anterior: Compaq vai ver para crer
Próximo Texto: Empresa chega ao Brasil
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.