São Paulo, quarta-feira, 19 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Anos 60 são revistos em soft da Compton's

MARIJÔ ZILVETI
DA REPORTAGEM LOCAL

Nostálgicos da década de 60, aí vai uma novidade. A Compton's está trazendo na próxima semana o programa em CD ``Haight-Ashbury in the Sixties!" (R$ 56).
O cruzamento das ruas Haight e Ashbury, em San Francisco, foi um marco para o movimento da contracultura.
O programa traz dois CD, que podem ser usados em computadores com ``Windows" ou no Macintosh, da Apple.
A tela de abertura lembra as imagens lisérgicas que caracterizaram os anos 60. Recheado de músicas, vídeos e entrevistas, o CD permite que o interessado passeie por telas e encontre cartazes e pôsteres que dominaram essa década, por introduzirem valores gráficos.
O passeio pelas telas remete à época em as imagens traçavam um panorama do quadro político dos 60, no qual se fundem fotografias de passeatas das lutas pelos direitos civis e contra a Guerra do Vietnã, pelos direitos das minorias e pela legalização da maconha.
As imagens das colagens presentes no CD mostram a influência da Op Art, uma corrente das artes plásticas que atraiu vários artistas.
Todas as imagens reproduzidas no CD, que fogem do contexto da realidade, estavam dentro de uma das propostas de ampliar as fronteiras da percepção.
Timothy Leary, professor universitário que ficou famoso por ser defensor e ideólogo do LSD (ácido lisérgico), dá seu depoimento. Imagens em vídeo de grupos ingerindo ácido também fazem parte do programa.
As referências musicais passam pelo conjunto de rock The Jefferson Airplane e pela cantora Janis Joplin.
O escritor William Burroughs e o poeta Allen Ginsberg também dão entrevistas sobre a época. Ginsberg é uma referência importante. Ele pertenceu a um grupo de escritores que desde a década de 50 questionavam na sua produção valores tradicionais dos EUA.
Como sempre nas produções de programas em CD, algum aspecto é negligenciado. Uma falha é a ausência do desenhista Robert Crumb, que criou personagens em quadrinhos e fazia parte do movimento underground (conhecido como alternativo).
O segundo CD traz um jogo para avançar de casa em casa com cartas.

ONDE SABER MAIS
BRASOFT: tel. (011) 238-1444

Texto Anterior: Linha inglesa de CD é novidade na feira; Teens ganham revista em CD-ROM; RCM lança novo pacote da Oracle para redes; Motorola apresenta novos fax/modem; "MusicKids" ajuda criança a compor e tocar; No-break tem interface para o "Windows 95"; Chega ao mercado a NutecNet
Próximo Texto: Rua era ponto de ferveção
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.