São Paulo, quarta-feira, de dezembro de |
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AULAS PARA PROTEGER O MÉXICO
FLAVIO CASTELLOTTI
Ecologia não é uma matéria obrigatória, como matemática ou história. Mas todas as escolas do Estado (e a maioria das particulares) têm um vídeo e uma série de livros fornecidos pela Secretaria do Meio Ambiente. Esse material é usado em cursos, que duram três meses. O vídeo foi feito para crianças de nove a 12 anos. Ele explica quais são as causas da poluição e as principais formas para combatê-la. A poluição é um dos mais sérios problemas da Cidade do México. É que ela está cercada por vulcões inativos (que não estão em atividade), com mais de 4.000 metros de altitude. Isso dificulta a dispersão dos poluentes -eles não vão embora com o vento. Na década de 80, o número de automóveis e fábricas cresceu muito. Isso aumentou a poluição. Para resolver o problema, foi criada, em 1988, a Lei de Proteção do Meio Ambiente. Essa lei fez vários programas para diminuir a quantidade de poluentes no ar da cidade. Um desses programas é o ``Hoje Não Circula". Ele faz com que, a cada dia da semana, 20% dos veículos da cidade fiquem ``descansando" na garagem de casa. Se em um prédio houver dez carros, 20% significam que dois carros não vão circular. Outro programa é o ``Nova Sin", que colocou em prática o uso de uma gasolina que polui muito pouco. É uma das menos poluentes do mundo. A Cidade do México ainda tem os piores índices de concentração de ozônio, por exemplo. Mas os índices de monóxido de carbono e chumbo já estão longe de ser os piores do mundo. O secretário do Meio Ambiente diz que ``hoje, seria errado dizer que a Cidade do México é a mais poluída do mundo". Texto Anterior: CRIANÇAS MEXICANAS APRENDEM COM VÍDEOS Índice |
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