São Paulo, segunda-feira, 24 de julho de 1995
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Serviço não atende só a reclamações de clientes

ESPECIAL PARA A FOLHA

O canal de comunicação entre cliente e empresa não existe somente para fazer reclamações.
``O que é fundamental nesse tipo de serviço é a abertura que a empresa dá aos consumidores para se comunicarem. As pessoas dizem espontaneamente o que desejariam encontrar no mercado" afirma Mirian Naime, 31, diretora da Secanp (Associação Nacional de Profissionais de Serviços a Consumidores em Empresas).
``As reclamações são importantes porque contribuem para a melhoria do produto, mas muitas vezes representam um percentual pequeno dos atendimentos."
A Nestlé foi a pioneira no Brasil, implantando em 1978 um centro de informação ao consumidor.
O serviço, que dispõe de especialistas em culinárias e nutrição, recebe 35 mil cartas e 10 mil telefonemas por mês. Segundo Sandra Naime, 35, gerente de atendimento da Nestlé, 70% dos contatos se referem a pedidos de receita e 2% a reclamações dos clientes.

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