São Paulo, segunda-feira, 24 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Jacques Villeneuve ganha de `presente' GP de Cleveland

MAURO TAGLIAFERRI
ENVIADO ESPECIAL A CLEVELAND

Jacques Villeneuve mostrou ontem, no GP de Cleveland (EUA), que a sorte está ao seu lado.
O canadense praticamente ganhou de presente a vitória na 12ª etapa da Indy, prova marcada por disputas emocionantes que acabaram em falta de profissionalismo.
Já na volta de apresentação, o brasileiro André Ribeiro foi fechado pelo canadense Paul Tracy. Os dois se tocaram, mas Ribeiro levou a pior e saiu da prova.
Na bandeira verde, de largada, o brasileiro Gil de Ferran, que largou na pole, assumiu a frente e começou a abrir vantagem sobre Villeneuve, o segundo colocado.
Após os primeiros pit stops, o canadense caiu para terceiro lugar, atrás de Ferran e Teo Fabi.
Na volta 45, travou um duelo com Robby Gordon, que, ao querer passá-lo, tentou jogá-lo para fora da pista.
Na freada da curva, os dois erraram e escaparam para a grama. Villeneuve voltou em sexto.
A essa altura, Ferran liderava com folga. Tinha dez segundos de vantagem sobre o norte-americano Michael Andretti quando, na volta 69, Eric Bachelart bateu e veio a bandeira amarela.
Com os carros enfileirados atrás do carro-madrinha, a diferença caiu para 3s45. Foi quando o norte-americano Scott Pruett entrou na história da corrida.
Retardatário, uma volta de desvantagem, estava entre Ferran e Andretti na relargada. Nesse momento, um acordo com Pat Patrick, dono da equipe de Pruett, fez com que o piloto abrisse passagem para Andretti e Robby Gordon (terceiro colocado).
Na volta seguinte, 77, Andretti e Gordon passaram Ferran. Os dois se tocaram logo em seguida. Em segundo lugar, Ferran partiu para cima de Andretti, com Pruett entre eles. Na volta 86, de um total de 90, Pruett e Ferran passavam Andretti.
O norte-americano não respeitou, porém, o aviso dos fiscais de pista, que determinavam que abrisse passagem para o líder.
Os dois disputaram uma curva e o carro do brasileiro bateu no do americano: ambos ficaram de fora.
Três voltas depois, Andretti liderava quando foi ultrapassado por Bryan Herta. O piloto errou a tomada de uma curva e escapou. Villeneuve, que vinha logo atrás, aproveitou e passou os dois americanos, para vencer a prova.

Texto Anterior: Notas
Próximo Texto: Ferran diz que Pruett é `louco'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.