São Paulo, segunda-feira, 24 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

`Isso é coisa do futebol', diz Túlio ao sair do jogo

DOS ENVIADOS A MONTEVIDÉU

O atacante Túlio não estava abatido ontem na saída do estádio. Ele foi o responsável direto pela derrota do Brasil, nos pênaltis, contra o Uruguai. Seu pênalti foi defendido pelo goleiro uruguaio, Alvez, que já jogou no Botafogo (RJ), o time de Túlio.
Indagado pela Folha sobre o seu pênalti perdido, Túlio disse: ``Isso é coisa do futebol. Estou tranquilo, pois fui certo na bola, mas ela não foi onde eu queria. Acontece".
Túlio foi um dos piores cobradores de pênaltis nos treinos da seleção. No dia 15, sábado, antes das quartas-de-final contra a Argentina, ele cobrou cinco vezes e errou duas (40%).
Cabe ao técnico a escolha dos jogadores que cobram os pênaltis. Mario Jorge Zagallo não considera ter errado ao escolher Túlio como um dos cobradores.
``Ele estava entre os cinco escolhidos porque fez gol no jogo, é um artilheiro. Além disso, se eu escolhesse outro e esse outro não marcasse, iriam perguntar: `Por que não escolheu o Túlio?' É assim mesmo", disse.
Em geral, os jogadores brasileiros elegeram duas razões principais para a derrota da equipe. A primeira foi uma suposta ajuda do árbitro Arturo Brizio aos uruguaios e a segunda o fator sorte.
Já o atacante Edmundo foi original na sua explicação. ``No primeiro tempo, o Brasil foi ajudado pelo vento. No segundo tempo, o Uruguai é que foi", disse.
O vento enfrentado ontem pela seleção foi parecido com o de todos os seus outros cinco jogos da Copa América.
Edmundo também credita a um lance de sorte o gol uruguaio: ``Se o cara (Bengoechea) tentasse botar dez vezes a bola naquele lugar, não acertava nem duas".
O lateral Roberto Carlos não viu razão especial para a derrota brasileira nos pênaltis. ``Acho que jogamos bem. E, nos pênaltis, é sempre uma loteria".
Aos 41min da partida de ontem, Roberto Carlos sofreu uma falta na ponta esquerda da grande área. Trata-se de local de onde se especializou em chutar.
Outro jogador que treinou cobranças desse local é Zinho. Mas Edmundo, que nunca treinou cobranças de faltas, impediu que Roberto Carlos e Zinho chutassem.
Indagado pela Folha sobre esse momento do jogo, Roberto Carlos disse: ``Eu queria chutar aquela falta. Mas o Edmundo não deixou... Fazer o quê?"
Roberto Carlos, do Palmeiras, afirmou que deve definir sua transferência para a Internazionale, de Milão (Itália), nesta semana. ``Estamos adiantados nas conversas e vamos resolver tudo até o fim-de-semana", disse.

Texto Anterior: Imprensa colombiana faz elogios à seleção pela goleada contra os EUA
Próximo Texto: Sem a chave, time fica preso
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.