São Paulo, quarta-feira, 26 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bomba explode no metrô de Paris e mata 4

VINICIUS TORRES FREIRE
DE PARIS

Uma explosão em um trem do metrô de Paris matou ontem quatro pessoas e feriu outras 62. Três mulheres e um homem morreram.
Uma bomba explodiu por volta das 17h30 em um vagão na estação Saint-Michel, que dá acesso à catedral Notre Dame, um dos principais pontos turísticos da capital francesa.
``É mais do que possível que tenha sido um atentado", disse o ministro do Interior, Jean Louis Debre, que visitou o local.
Membros do Ministério Público, especialistas em investigação de ataques terroristas, disseram ter certeza de que houve um atentado. Os promotores inspecionaram a estação logo após a explosão.
Funcionários da Justiça e do serviço de informação disseram que extremistas argelinos estão no alto da lista de suspeitos.
Outras pistas incluem radicais do Oriente Médio, como partidários do terrorista Carlos, o Chacal, que está preso em Paris, ou sérvios irritados com a política francesa em relação à ex-Iugoslávia.

As vítimas
Entre os feridos, 14 deles foram transferidos aos hospitais, de helicóptero, em estado crítico.
``Há pessoas mutiladas e amputadas, a bomba explodiu de baixo para cima e os estilhaços atingiram as pernas e o ventre das pessoas", disse à Folha o médico-chefe dos bombeiros de Paris, Alain Michel.
Menos de dez minutos depois do atentado, bombeiros e ambulâncias já estavam na praça Saint-Michel, na saída da estação.
A praça fica na ponta de uma das pontes sobre o rio Sena, que corta a cidade.
O café Le Depart Saint-Michel, ao lado da estação, foi imediatamente transformado em posto médico. Um outro posto de emergência foi instalado numa das plataformas de embarque da estação.
A praça foi fechada ao público e à circulação de veículos. A estação deve ficar fechada por três dias.
Segundo Michel, os médicos tentaram operar no posto de emergência uma das vítimas, que morreu no local. As outras três mortes foram instantâneas.
O pátio da catedral Notre Dame foi transformado em heliporto de emergência. Por volta das 20h havia cerca de 50 carros de assistência, dos bombeiros ou do serviços de ambulância da cidade.
Cerca de 200 bombeiros trabalharam na operação de resgate, que terminou às 20h30. Segundo os bombeiros, todas as ambulâncias de Paris foram requisitadas.
As rádios e TV francesas informavam ontem que a bomba teria sido instalada debaixo de um assento do sexto vagão de um trem composto de nove.
A bomba pesaria cerca de 4 kg e teria sido detonada por um retardador (uma bomba-relógio), acionado manualmente. Isto é, teria sido colocada pelos supostos terroristas um pouco antes da explosão, na estação Chatelet.
Segundo um dos garçons do café Le Depart Saint-Michel, ao lado da saída da estação, a explosão não foi sentida na praça.
A estação Saint-Michel é uma das mais movimentadas de Paris, frequentada por muitos turistas.
A bomba explodiu em uma das linhas auxiliares do metrô, a RER (Rede Expressa Regional). A RER é subterrânea em boa parte de Paris e corre pela superfície à medida que se aproxima da periferia.

Texto Anterior: Palestinos prendem 20 após atentado
Próximo Texto: OUTRAS EXPLOSÕES
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.