São Paulo, quinta-feira, 27 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Concurso em Pernambuco escolhe a mulher mais feia

VANDECK SANTIAGO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM RECIFE

Um concurso vai escolher no próximo sábado a mulher mais feia da região de São Vicente Férrer (a 116 km de Recife, no agreste de Pernambuco).
A vencedora do Miss Feiúra 95 ganhará uma bicicleta usada e uma quantia em dinheiro ainda não estipulada.
O evento é promovido por uma companhia de teatro da cidade e tem o apoio da prefeitura.
Até ontem à tarde, 17 mulheres de 14 municípios do agreste pernambucano já estavam inscritas.
``Isso é ridículo, degradante. Enquanto em todo o mundo se luta pela igualdade de direitos entre homens e mulheres, o interior de Pernambuco promove um concurso para escolher a mulher mais feia", protestou Márcia Laranjeira, do grupo recifense SOS Corpo, que defende os direitos da mulher.
Segundo o prefeito Flávio Régis (PSB), 25, o concurso mostra que em São Vicente Férrer ``não existe discriminação" e que todas as mulheres, ``feias ou bonitas, têm o mesmo valor".
Para o diretor da companhia de teatro, J. Júnior, que organizará o concurso, discriminação é fazer concurso somente para escolher mulher bonita. ``E as feias? Não têm direito à passarela?"
O concurso acontecerá no Clube Municipal, o principal da cidade. Antes do desfile, haverá show de calouros e apresentação de uma banda de pífanos (espécie de flauta) da região.
Depois, enquanto os jurados escolhem a mulher mais feia, será lido um texto segundo o qual ``o que vale é a beleza interior".
O júri será formado por seis pessoas, todas de outras cidades. ``É para que depois ninguém diga que houve favorecimento a alguma candidata de São Vicente Férrer", disse o assessor do prefeito, Edmílson Borba, 31.
A cidade tem 14 mil habitantes e é a maior produtora de bananas de Pernambuco. Em setembro, o município tem duas outras competições inusitadas: a corrida de costas e o maior comedor de bananas.
Na primeira, os participantes têm de correr 2,5 km de costas sem virar o pescoço. Na segunda, os concorrentes têm quatro minutos para comer o maior número de bananas possível.

Texto Anterior: Governo do Distrito Federal inicia campanha para reduzir acidentes
Próximo Texto: A arte e seus mistérios
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.