São Paulo, domingo, 30 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Música ganha espaço em hospital de SP; O NÚMERO; Amamentação ajuda os bebês e as mães; Médicos publicam Manual de Redação; Parar de fumar traz benefícios imediatos

JULIO ABRAMCZYK

Música ganha espaço em hospital de SP
O médico obstetra e pianista Paulo Emílio da Silva Ramos (foto), criou no Hospital Santa Catarina (avenida Paulista, 200), onde trabalha, um espaço permanente para a música e autores da música popular brasileira. O projeto ``Música na veia", de Silva Ramos, leva todas as quartas-feiras, às 21 horas, para o auditório do hospital, artistas importantes, porém pouco conhecidos das novas gerações.

O NÚMERO
400 ... cidades brasileiras estarão mobilizadas por organizações de mulheres na Semana Mundial da Amamentação para incentivar o aleitamento materno.

Amamentação ajuda os bebês e as mães
A Semana Mundial da Amamentação, que será desenvolvida no Brasil e em mais 132 países de cinco continentes de 1º a 7 de agosto, quer incentivar o aleitamento materno. Além dos benefícios ao bebê nos seus primeiros seis meses de vida, a amamentação protege as mães contra o câncer de mama e do útero. No Brasil, a médica Elvira Castro Dória Menezes (tel. (061) 273-1517; fax (061) 347-0074) é a coordenadora do Programa Nacional de Incentivo ao Aleitamento Materno.

Médicos publicam Manual de Redação
A Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo acaba de lançar o ``Manual de Redação da Socesp", uma obra para tirar dúvidas e dar esclarecimentos da terminologia médica, como é o caso do termo ``infarto" que, segundo autores, é frequentemente substituído pelo inaceitável ``enfarte".

Parar de fumar traz benefícios imediatos
Parar de fumar traz benefícios imediatos em qualquer idade. Médicos da Organização Mundial da Saúde referem que alguns riscos, como os relacionados com a insuficiência de circulação nas coronárias e mesmo o infarto, passam quase que imediatamente ao nível dos não-fumantes. Em relação ao câncer do pulmão ou de uma doença pulmonar obstrutiva crônica, o risco diminui progressivamente ao longo dos anos. Por outro lado, os riscos aumentados devido ao tabagismo durante a gestação são reduzidos a praticamente zero para a gestante e a criança se a mãe parar de fumar durante a sua gravidez.

Texto Anterior: Tratamento feito em casa diminui sequelas
Próximo Texto: Livro revela telegramas secretos de padre Cícero
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.