São Paulo, domingo, 30 de julho de 1995
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Sabó une qualidade a `Endomarketing'

VERÔNICA SINISCALCHI
DA REPORTAGEM LOCAL

A Sabó Indústria e Comércio Ltda., do setor de autopeças, investe pesado em ``Endomarketing" (marketing interno da empresa) como um de seus principais programas de qualidade total.
A empresa está investindo US$ 500 mil por ano em educação e treinamento de seus funcionários. A informação é de Manoel Maurício de Souza Araújo, 37, supervisor de planejamento de qualidade total da Sabó.
Araújo proferiu palestra na segunda-feira passada, no auditório da Folha, sobre o tema ``A Importância do Endomarketing nos Programas de Qualidade", dando prosseguimento ao ciclo ``A Busca da Qualidade Total", promovido pelo jornal.
O Controle Estatístico do Processo (CEP), iniciado em 85, foi o primeiro grande programa da empresa na área de qualidade total.
O programa consiste na utilização e interpretação de gráficos, formação de grupos de trabalho gerenciado e aperfeiçoamento na linha de produção
Araújo explica que a empresa realizou grandes investimentos em treinamento operacional, para elevar o nível profissional de seus funcionários.
Segundo Araújo, o programa conseguiu ampliar a comunicação interna. O resultado foi que os funcionários passaram a ter maior conhecimento sobre a avaliação de seu trabalho, do ponto de vista da qualidade e produtividade.
Ainda na área de público interno, a Sabó convidou seus 3.000 funcionários a ajudar no desenvolvimento da empresa. O programa, que ganhou o nome ``Pense", tem por objetivo coletar sugestões para melhoria dos processos industriais.
Outro programa considerado importante é o ``Qualidade Assegurada aos Fornecedores", iniciado em l993, onde se estabeleceram metas a serem cumpridas pelos fornecedores.
Hoje a empresa discute junto a seus funcionários a importância de obter o certificado de qualidade ISO 9.000.
``Para se obter qualidade, é importante que a empresa desperte o interesse no funcionário para esta filosofia", diz o supervisor de planejamento de qualidade total.
Para isso acontecer é preciso colocar à disposição dos funcionários recursos necessários para atender aos objetivos desejados e para que ele mesmo faça o marketing externo da empresa, diz.
A Sabó começou suas atividades em l942. Atualmente tem três unidades de negócios: retentores, juntas e mangueiras. Possui ainda unidades na Argentina (duas) e na Alemanha (uma).
Os principais clientes da Sabó no Brasil são: General Motors, Mercedes-Benz, Volkswagen, Ford, Fiat, Cofap, Bosch, Braseixos e Nakata.
No exterior a empresa é fornecedora da Adam Opel (Alemanha), VolkswagenWerk AG (Alemanha), Usuzu Motors (Japão), General Motors (Áustria), GM Holden's (Austrália), Volkswagen (México) e Enginetech (EUA).
Segundo Araújo, a indústria de autopeças está se adequando à nova realidade brasileira, caracterizada por um consumidor cada vez mais exigente.
``Elas estão ganhando o mercado internacional, provando que possuem qualidade de primeiro mundo", conclui.

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