São Paulo, domingo, 30 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

descruze os braços

MARISA ADÁN GIL

Macios, são um convite ao toque. Bem definidos, dão graça aos movimentos. Braços exigem cuidados específicos, para firmar os músculos e evitar a aspereza da pele -especialmente nos cotovelos, áreas de atrito por excelência.

A queratose folicular -"bolinhas que surgem nas costas dos braços, tornando a pele áspera- é um dos problemas mais comuns na região. De origem genética, requer tratamento com especialista, geralmente à base de ácido retinóico, acompanhado por filtro solar.
Não vá atrás do mito do "toma sol, que some. Depois de uma semana, as bolinhas retornam.
Cuide dos cotovelos com esfoliantes leves e cremes à base de silicone ou uréia. Para casos mais graves, consulte o dermatologista.
Só especialistas podem cuidar de estrias, que também são herança familiar. Os tratamentos vão dos ácidos ao laser.
Dois exercícios são básicos. Braços caídos, mãos voltadas para o corpo, dobre os cotovelos até aproximar os punhos dos ombros (segurando um peso de 1 kg). Faça três sessões diárias, com 20 repetições cada.
Depois, recorra à velha flexão. Deite de bruços, apóie as mãos no chão e estique os braços, levantando o corpo (com os joelhos no chão). Faça três seções com oito repetições cada. M. Ad.

fontes: Otávio Macedo/dermatologista e Fábio Saba/Companhia Athletica (tel. 011 543-9682)
produção: Dedê Pissinato
cabelo e maquiagem: Vera/First
agradecimentos: Pokopano

Texto Anterior: medidas antipoluição
Próximo Texto: curativo à prova d'água
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.