São Paulo, segunda-feira, 31 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O que é o Magreb?

BILL PITZER

O Magreb, em árabe o poente ou o oeste, representa o extremo ocidental do mundo árabe, as modernas nações islâmicas de Argélia, Marrocos, Tunísia, e, em algumas ocasiões, da Líbia.
Os primeiros conquistadores árabes, do sétimo século da nossa era, chamaram a região costeira norte-ocidental da África de “uma ilha na terra”, já que suas características geográficas a separavam do resto o continente.
Se a atual violência política, iniciada por fundamentalistas islâmicos na Argélia, assolar o Magreb, refugiados do norte da África poderiam abarrotar o sul da Europa.
O ponto da África mais próximo da Europa é a costa marroquina.
A violência estourou em 1992, quando o governo argelino, respaldado pelos militares, cancelou eleições legislativas que poderiam ter dado o poder para a Frente Islâmica de Salvação, atualmente proscrita.
Grupos extremistas, que tentam converter a ex-colônia francesa em um Estado islâmico, têm aterrorizado a nação. Mais de 30 mil pessoas morreram nessa luta.
Apesar da convulsão que se registra na região, a União do Magreb, criada em 1989, continua funcionando como uma organização comercial. Seus cinco membros incluem as quatro nações do Magreb, além da Mauritânia. O Egito, que atualmente também combate rebeldes islâmicos, está tentando conseguir o status de observador.

Texto Anterior: Todas as baleias emitem sons, mas só algumas podem cantar
Próximo Texto: CENSUREM A CENSURA
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.