São Paulo, segunda-feira, 31 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Peça de Pinter leva Julie Christie ao teatro

OTÁVIO DIAS
DE LONDRES

Consideradas uma das atrizes de cinema mais bonitas no final dos anos 60, Julie Christie, a Lara de ``Dr. Jivago", sempre evitou os palcos por sofrer de falta de memória.
Estrela de 28 filmes -entre eles, bobagens como ``Shampoo" e clássicos como ``Fahrenheit 45", de François Truffaut, e ``Billy Liar", de Schlesinger-, é a primeira vez que Christie, 55, se apresenta num grande teatro.
A peça não poderia ter sido melhor escolhida: ``Old Times", uma das obras primas do grande dramaturgo britânico contemporâneo Harold Pinter.
``Old Times" é teatro de primeira linha. Não tem cenário mirabolante nem música grandiloquente. O que conta é o texto inteligente de Pinter e as interpretações dos atores.
São apenas três personagens: o casal Anna (Julie Christie) e Deeley (Leigh Lawson), e Kate (Harriet Walter), amiga de juventude de Anna, os três no início dos 40 anos.
Anna e Deeley moram em uma bela casa de campo no interior da Inglaterra, são inteligentes, bem-sucedidos, o casamento parece ter dado certo.
Numa noite de outono, recebem a visita de Kate, que vem rever a amiga depois de 20 anos. À medida que a conversa civilizada evolui, começam a vir à tona as palavras não-ditas, os sentimentos não-mostrados.
Pinter é um mestre do diálogo. É profundo sem deixar de parecer frívolo, mostra o trágico e o ridículo das relações humanas ao mesmo tempo em que arranca risos da platéia.
A personagem Anna, pivô da conversa entre Deeley e Kane, fala pouco durante a peça, mas sua presença é marcante. ``Vocês falam de mim como se eu estivesse morta", diz.
A beleza serena de Julie Christie, o permanente meio-sorriso no rosto e a movimentação propositadamente displicente dão a exata composição a seu personagem.
O show de interpretação, no entanto, é do ator Leigh Lawson, com perfeito domínio de corpo, voz e intenção. A atriz Harriet Walter, experiente no palco, é uma parceira à sua altura durante o espetáculo de 1 hora e 45 minutos.
``Old Times" exige do público um bom inglês, mas não é difícil de entender. É uma excelente opção para quem quer ver teatro inglês na sua melhor forma.
Está em cartaz no teatro Wyndhams, de segunda a sábado, às 20h. Os ingressos custam de US$ 14 a US$ 39. Reservas até 2 de setembro podem ser feitas pelo telefone (00 44 171) 369-1736.

Texto Anterior: Música brasileira ganha série no Cultura Artística
Próximo Texto: Montalbán reconta vida de revolucionário basco
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.