São Paulo, terça-feira, 1 de agosto de 1995
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Xuxa vira líder de luta contra câncer

Venda de camisetas rendeu R$ 2 mi

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A apresentadora de TV Xuxa Meneghel será a ``embaixatriz" da campanha contra o câncer da mama na Argentina, Chile e Uruguai. Ela foi escolhida pelos organizadores da campanha nos Estados Unidos.
Com a venda de 395 mil camisetas, a campanha brasileira ``O Câncer de Mama no Alvo da Moda" acabou por superar a americana ``Fashion Targest Breast Câncer", em que se inspirou. A camiseta com o autógrafo de Xuxa foi vendida, em leilão, por R$ 81 mil. Os R$ 2 milhões arrecadados vão para o Instituto Brasileiro de Controle do Câncer (IBCC), em São Paulo.
A quantia corresponde a 50% do orçamento anual do IBCC, que atende hoje 6.500 mulheres carentes por mês, e vai utilizar o dinheiro para ampliar o ambulatório do hospital em 3.000 metros quadrados, dobrando a capacidade de atendimento.
Ontem, no Palácio do Itamaraty, em Brasília, a primeira-dama, Ruth Cardoso, participou do encerramento da campanha, que pode se repetir em 96. Ela havia comprado a primeira camiseta vendida na abertura do projeto.
Ruth Cardoso defendeu a repetição da campanha e a criação do Dia Nacional de Combate ao Câncer da Mama no Brasil. ``Acho que foi muito positivo o apelo para que as mulheres se toquem, se conheçam, com prazer, sem susto", disse.
A consultora de moda Constanza Pascolato representou a indústria da moda, que promoveu a campanha, e disse ter sido ela mesma, há alguns anos, beneficiada pela prevenção ao câncer de mama.
A campanha brasileira foi lançada em março nos mesmos moldes da americana, com top-models exibindo a camiseta com a inscrição e o alvo símbolo do projeto. Nos EUA, 360 mil camisetas foram vendidas.
Participaram da campanha americana modelos como Cindy Crawford e Naomi Campbell. No Brasil, posaram com a camiseta, entre outras, Carolina Ferraz e Beth Prado. Só Xuxa vai repetir a foto de campanha nos demais países da América do Sul.
Os organizadores brasileiros -a agência Criativa, de Vitória (ES), e a JCL (John Casablancas Licensing)- continuarão promovendo a campanha, com modelos de cada um dos países.

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