São Paulo, quarta-feira, 2 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Negociação é de 1990

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Desde que foi encaminhado ao Congresso, em 1991, o projeto da Lei de Patentes teve uma confusa tramitação.
O projeto surgiu de uma negociação feita pelo então presidente Fernando Collor e o governo norte-americano, em 1990.
O governo encaminharia o projeto ao Congresso conforme reivindicavam os norte-americanos e, em troca, o Brasil sairia da "lista negra" dos países que sofriam restrições ao comércio com os Estados Unidos.
Naquela época, o governo norte-americano havia sobretaxado a importação de produtos brasileiros, sob o argumento de que o país mantinha fechado seu mercado para produtos de informática estrangeiros e também não reconhecia patentes nas áreas farmacêutica, alimentícia e de química fina.
O governo norte-americano cumpriu sua parte do acordo e, em 1991, Collor encaminhou o projeto ao Congresso.
Com as denúncias contra o governo Collor e o processo de impeachment, que culminou com a saída do presidente no final de 92, o governo perdeu a condição de articular a aprovação do projeto no Congresso.
Como consequência, o projeto foi sofrendo mudanças e se afastando do plano original do governo.
Este quadro se agravou ainda mais no governo Itamar Franco.
Somente após a posse do presidente Fernando Henrique Cardoso é que o governo voltou a dar prioridade para a aprovação do projeto.
Agora, o Brasil volta a ficar sob mira do governo dos EUA devido ao prejuízo decorrente, para as indústrias de seu país, do não-pagamento pela utilização de remédios e produtos químicos desenvolvidos por elas.

Texto Anterior: Governo tenta aprovar Lei de Patentes
Próximo Texto: Pedro Malan pede mais investimentos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.