São Paulo, quarta-feira, 2 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Óculos podem piorar miopia em crianças

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
DE WASHINGTON

O uso de óculos por crianças muito jovens pode alterar o crescimento dos olhos e piorar a longo prazo a visão do paciente.
Esta é a principal conclusão de estudo feito por pesquisadores das Universidades do Texas e de Houston (EUA) com filhotes de macacos, publicado neste mês na revista "Nature Medicine".
O trabalho sugere que alguns casos de miopia podem ser corrigidos de maneira natural, sem intervenção médica.
O uso de óculos pode agravar a condição de miopia e torná-la irreversível, segundo a pesquisa divulgada ontem.
Cerca de 10% das crianças norte-americanas entre um e 12 anos usam óculos, de acordo com a Academia Americana de Oftalmologia.
Os pesquisadores enfatizam que outros problemas visuais, como estrabismo, ainda constituem boa razão para crianças usarem óculos.
``Não estamos, de maneira alguma, dizendo aos pais que deixem de dar óculos para seus filhos com problemas visuais", disse Earl Smith, um dos autores.
Smith e seus colegas Li-Fang Hung e M. I. J. Crawford ressaltam também que suas conclusões só se aplicam a crianças de até três anos. Em geral, começa-se a usar óculos aos sete anos, no início do período escolar.
Devido às similaridades genéticas entre homens e macacos, Smith, Hung e Crawford acham que suas conclusões podem ser extrapoladas para os humanos.
Os macacos usados na experiência eram da espécie reso, uma das mais comuns em pesquisas biológicas e médicas.
Todos os indivíduos com miopia tiveram sua condição agravada com o uso de óculos durante o estudo.
O míopes têm o globo ocular mais longo que o normal. Por isso, a imagem é formada antes da retina, prejudicando a focalização de objetos distantes.

Texto Anterior: Sem denúncias, porto encerra a sindicância
Próximo Texto: Genes podem levar a Alzheimer
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.