São Paulo, quarta-feira, 2 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cidade tem 103 km de trânsito lento

DA REPORTAGEM LOCAL

As principais avenidas e corredores viários de São Paulo voltaram a ter trânsito complicado ontem. O pico foi registrado às 19h com 103,4 km de lentidão.
Às 9h, houve 70,7 km de lentidão. Anteontem, haviam sido registrados 64,2 km, às 18h30 e 39,6 km, às 9h.
Segundo o superintendente de engenharia de tráfego da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), Luís Carlos Cunha, os números demonstram que o trânsito apenas ``voltou ao normal".
Agosto é um mês considerado ``útil", devido à volta às aulas. Isso significa excesso de veículos nas ruas e aumento de poluição.
No entanto, a ``Operação Volta às Aulas" foi considerada um sucesso pela CET. Três veículos foram guinchados ontem em áreas escolares - dois em frente ao colégio Dante Alighieri, nos Jardins (zona oeste), e um no Arquidiocesano, Vila Mariana (zona sul). No total, houve 11 guinchamentos.
A CET divulgou ontem um relatório com o perfil dos principais corredores de São Paulo.
A marginal Tietê é apontada como a via mais movimentada do país, com um volume diário de 460 mil veículos e uma média de congestionamento de 6,4 km de manhã e 15,6 km à tarde. O trecho entre as pontes do Tatuapé e Cruzeiro do Sul, sentido Castelo Branco-Trabalhadores, é o mais congestionado pela manhã. À tarde, há congestionamento entre as pontes do Limão e da Vila Guilherme, no mesmo sentido.
Os picos de trânsito ocorrem das 7h às 11h e das 17h30 às 19h (Trabalhadores-Castelo Branco) e das 17h às 20h (sentido contrário).
A marginal Pinheiros recebe 345 mil veículos por dia, mas é considerada uma opção muito boa entre 10h30 e 16h30. Os congestionamentos ficam em 2,4 km pela manhã e 6,8 km à tarde. Os piores pontos são próximos ao terminal do Ceagesp e das pontes Cidade Jardim e Ary Torres.
Cruzar a cidade entre 7h30 e 11h e das 17h30 às 20h é bastante difícil em qualquer corredor.
O eixo 23 de Maio-Rubem Berta-Moreira Guimarães só melhora para o trânsito das 11h30 às 14h30. Nos demais horários, fica congestionado nos dois sentidos.
A avenida dos Bandeirantes é livre das 11h às 16h30. A Radial Leste chega a ter 8 km de lentidão pela manhã, mas é boa opção das 11h30 às 17h. A avenida Paulista tem trânsito bom entre 10h e 16h.
Já o eixo Francisco Morato-Eusébio Matoso-Rebouças tem trânsito ruim até as 12h e após 16h. A CET está fazendo testes na região para permitir que motoristas vindos da avenida Dr. Arnaldo possam seguir para a rua da Consolação, sem parar no semáforo.
O relatório indica também que o melhor dia para sair de casa é na terça-feira. Quartas e sextas, à tarde, são os piores dias para pegar a marginal Pinheiros, avenida dos Bandeirantes, complexo Rebouças e Paulista. A marginal Tietê é congestionada na segunda de manhã e às quartas, quintas e sextas à tarde.

Texto Anterior: Cadeia recebe 125 presos em São José; Oito detentos deixam cadeia em Ribeirão; O NÚMERO; Sírio Libanês assina acordo com Harvard; Supervisores de ensino fazem encontro em SP
Próximo Texto: Estaduais não têm professor
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.