São Paulo, quarta-feira, 2 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rio pode ter Centro Olímpico

DA REPORTAGEM LOCAL

O Rio pode ganhar o primeiro Centro Olímpico de Treinamento do país, que seria instalado na Escola de Educação Física do Exército, na Urca (zona sul da cidade).
O anúncio foi feito ontem em São Paulo por Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB).
Segundo o dirigente, que teve um encontro há dez dias com o ministro do Exército, Zenildo de Lucena, o militar se mostrou receptivo à idéia. ``Ele nos deu sinal verde", disse Nuzman.
Faltando menos de um ano para a abertura da Olimpíada de Atlanta, nos EUA, o dirigente acredita que, até dezembro próximo, o Centro Olímpico de Treinamento possa estar sendo viabilizado.
Para isso, foi instituído um grupo de trabalho coordenado por Marco Antonio Pina, ex-jogador de vôlei e militar da reserva.
Além dele, também foi criada uma outra equipe, que vai se responsabilizar pela estruturação da Escola Nacional de Treinadores.
Com isso, Nuzman pretende que o COB dê subsídios que capacitem não só o atleta, como também garantam a formação teórica dos técnicos.
Os recursos para isso já começam a chegar ao COB.
Cerca de R$ 2,3 milhões foram destinados ao organismo pelo Telebingo. O COB pretende aplicar o dinheiro nas confederações. Desse total, 30% devem ficar para gastos do COB, como visitas de inspeção a outros centros de treinamentos.
A primeira delas deve acontecer em setembro, com a inspeção de instalações nos EUA, França, Espanha e Hungria.
Nuzman afirmou que a criação do Centro Olímpico de Treinamento, no Rio, deverá ser seguida de outras instalações regionais.
Para ele, o ideal seria a criação de locais de treinamentos no Norte, Nordeste, Sul e Centro do país.
Um centro regional de treinamento poderá surgir em Curitiba. O governador do Paraná, Jaime Lerner (PDT), já ofereceu a cidade para abrigar um centro olímpico de treinamento local.

Texto Anterior: Comissão técnica está preocupada com Viola
Próximo Texto: Nuzman prioriza modalidades para Atlanta
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.