São Paulo, quinta-feira, 3 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Réplica de navio que trouxe os peregrinos merece visita

SILVIO CIOFFI
DO ENVIADO ESPECIAL AOS EUA

Construído em 1957 com as mesmas características da caravela de 180 toneladas (veja quadro ao lado) que trouxe os 102 puritanos para a Nova Inglaterra, em 1620, o Mayflower 2 refez, nos anos 50 e com tripulantes ingleses, a viagem até Plymouth, Massachusetts.
Essa réplica do barco dos peregrinos ainda hoje navega e permanece ancorada ao lado da ``Plymouth Rock", a pedra que recebeu a inscrição com a data da viagem pioneira.

Navegar era preciso
No século 17, quando o mar era ainda mais traiçoeiro, outros barcos se seguiram ao Mayflower trazendo novos habitantes da Inglaterra para a América do Norte:
O Fortune, de 55 toneladas e com 35 pessoas a bordo, partiu em julho de 1621 e chegou à região em novembro do mesmo ano.
O Anne, 140 toneladas, trouxe cerca de 58 passageiros, realizando sua travessia do oceano entre maio e julho de 1623;
Já o Little James, de 44 toneladas, com aproximadamente 37 passageiros, viajou da Inglaterra aos EUA entre abril e agosto de 1623.
(SC)

Texto Anterior: Vila recria dia-a-dia de peregrinos em 1627
Próximo Texto: Old Sturbridge é 'Americana' do século 19
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.