São Paulo, quinta-feira, 3 de agosto de 1995
Texto Anterior | Índice

Marionetes fazem parte da vida cultural

ILANA GOLDSTEIN
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Próximo à catedral de Saint-Jean está o curioso museu Internacional da Marionete, na praça Petit College.
O teatro de marionetes é importante na vida cultural de Lyon. No século 18, Laurent Mourguet, um comerciante, teve a idéia de fazer improvisações com personagens-marionetes para atrair fregueses para sua loja.
Mais tarde, usou-os para distrair pacientes de dentistas. Mourguet ficou conhecido na França inteira. Seus personagens bufos eram basicamente três: Guignol, sua amada Madelon e seu amigo Gnaffron.
Guignol é, até hoje, um símbolo de Lyon e aparece em vitrines, postais e panfletos. Pode ser visto ``atuando" num teatro em Vieux Lyon, que oferece espetáculos com as tradicionais marionetes.
Relógios
Os séculos 15 e 16 foram de muita prosperidade para a cidade. Banqueiros e comerciantes italianos se instalaram em Lyon, principalmente florentinos.
Daquela época datam os bairros de Saint-Jean e Saint-Paul, na velha Lyon. As ruelas são uma delícia para passear.
Uma das curiosidades de Saint-Jean são os ``traboules", passagens escondidas entre as casas, que levam a graciosos pátios internos ou que cortam caminho de uma rua a outra.
A catedral de Saint-Jean, em estilo gótico, abriga um relógio astronômico do século 16.
Além de fornecer as horas e a posição dos astros, ele é ornado por bonequinhos móveis, que ainda funcionam com maquinário original. Por motivos de conservação, eles são acionados somente nos finais de semana, às 14h e às 15h.
(IG)

Texto Anterior: Heroísmo marca história recente
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.