São Paulo, sábado, 5 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Portadores festejam '10 anos de HIV'

AURELIANO BIANCARELLI
DA REPORTAGEM LOCAL

Portadores do HIV e doentes de Aids estão comemorando ``dez anos com o vírus" como se festejam aniversários: com bolo, velinha e ``parabéns a você".
Em fevereiro passado, uma festa em São Paulo reuniu seis ``aniversariantes", todos saudáveis o suficiente para disputar o bolo de morango e latinhas de cerveja com 65 amigos.
A festa foi promovida pelo GIV, Grupo de Incentivo à Vida, e virou tema de uma campanha que está sendo mostrada pela TV (leia texto ao lado).
A idéia nasceu quase dez anos atrás. Em março de 1986, o psicólogo Valter Gallego, hoje com 36 anos, pegou pneumonia e descobriu que estava com Aids. Provavelmente, ele se infectou anos antes. Os médicos avisaram que ele tinha 15 dias de vida.
``Saí chorando debaixo de chuva pensando em pular do viaduto do Hospital das Clínicas", lembra Gallego. Dias depois, ele procurou a médica Célia Barollo. ``Daqui a dez anos nós ainda vamos comemorar", disse a médica.
Na festa, Célia era um dos convidados especiais. Até hoje ela é a médica de Gallego. No aniversário estavam portadores do vírus, médicos, familiares e amigos.
Entre os que comemoravam ``dez anos do HIV" estava o gerente de lojas José Araujo, 38, atual presidente do GIV. Ele descobriu que tinha Aids em 1986, quando fez uma série de exames às vésperas do casamento.
``A gente se casou mesmo assim e viajamos para os EUA." O casamento durou pouco, mas Araujo continuou viajando por quatro anos pela Ásia. ``Era como seu eu quisesse fugir da doença."
Em 92, de volta ao Brasil, Araujo juntou-se ao GIV. ``Não tomo remédio", ele diz. ``Meu AZT é o grupo. Antes eram os cientistas que diziam quantos anos iríamos viver. Hoje somos nós." A próxima festa já está marcada, dessa vez com 15 velinhas.

GIV tel.(011)572-1206

Texto Anterior: Dentistas recebem hoje vacina anti-hepatite B; Polícia liberta suspeito de morte de taxistas; Caminhão tomba na rodovia Castelo Branco
Próximo Texto: Campanha nasceu em festa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.