São Paulo, domingo, 6 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Financiamento em 6 meses beneficia usados

DA REPORTAGEM LOCAL

O governo aumentou o prazo máximo de financiamento bancário para automóveis e utilitários para seis meses -antes era de apenas três meses.
O financiamento em até seis meses vai valer também para os carros ``populares" -novos ou usados.
A medida do governo beneficiou principalmente o mercado de usados, cujas vendas sobem ou descem de acordo com os prazos de financiamento.
Avelino Augusto Teixeira, presidente da Assovesp (entidade que reúne as revendas independentes de usados), afirma que as vendas -estagnadas desde novembro do ano passado- devem melhorar gradativamente.
``Sem dúvida, a medida vai nos ajudar um pouco, mas os prazos deveriam se estender a 12 meses", diz Teixeira.
``Porém, continuaremos a sofrer com as taxas de juros, que variam entre 8% e 12%, enquanto a inflação fica em torno de 2% ao mês."
Teixeira acredita que o mercado de usados possa crescer 15% já em agosto -o que significaria cerca de 32 mil carros vendidos no período no estado de São Paulo.
Segundo a Assovesp, no primeiro semestre de 95 cerca de 21% das negociações foram realizadas através de financiamentos, enquanto 63% dos negócios foram feitos à base de troca.

Indiferença
Nas revendas autorizadas, o aumento dos prazos de financiamento foi recebido com indiferença.
A maioria das concessionárias já vinha financiando carros em até 36 meses com recursos próprios -o prazo máximo de três meses valia somente para instituições financeiras.
Como os financiamentos com recursos próprios não têm limitação de prazo, o novo limite de seis meses deve ter pouca -ou nenhuma- influência na venda de veículos 0 km.
Por isso, os revendedores autorizados devem continuar a vender em até 36 meses.
``Essa nova medida do governo simplesmente não vai alterar em nada nossas vendas", afirma Carlos Eduardo Marques, da Santo Amaro (Ford).
Naul Ozi, diretor da Sopave (VW), tem opinião semelhante. ``Nossa revenda já opera com prazos mínimos de financiamento de 12 meses", diz Ozi.

Texto Anterior: Nos carros, Palmeiras e Corinthians empatam
Próximo Texto: Fila de espera volta para VW 'popular'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.