São Paulo, domingo, 6 de agosto de 1995
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Carro pode custar até 56 mínimos a cada ano

LUCIANO SOMENZARI
DA REPORTAGEM LOCAL

Manter um carro como o Omega GLS novo rodando por um ano -12 mil km- nas ruas brasileiras significa desembolsar R$ 5.658,90, o mesmo que 56,5 salários mínimos anuais ou 4,6 mensais. O cálculo não inclui a desvalorização do carro no período.
Com esse dinheiro é possível comprar 55,4 cestas básicas ou pagar dez mensalidades escolares para um aluno do primeiro grau do colégio Miguel de Cervantes, um dos mais tradicionais do país.
Veículos calculou os gastos anuais -por exemplo, com gasolina, troca de peças, seguro total, tributos, lavagem- de 16 modelos (veja quadro ao lado).
Os resultados obtidos confirmam a máxima popular segundo a qual um carro equivale a uma família a mais para sustentar.
Nem sempre os carros menores são os que pesam menos no bolso.
A manutenção (troca de peças desgastadas ou avariadas e serviços básicos) do Fiesta, por exemplo (veja texto ao lado), é uma das mais caras (R$ 1.003). Só perde para a do Omega GLS, que custa R$ 1.038,10.
Apesar de o Fiesta estar na faixa dos R$ 13 mil, próxima à dos ``populares", algumas peças de reposição, que são importadas, encarecem sua manutenção.
Um filtro de ar do Fiesta não sai por menos de R$ 180 nas concessionárias Ford. A peça para os outros modelos da marca custa cerca de R$ 10.
O caso do Tipo é semelhante. Um pára-choque dianteiro do modelo importado da Itália custa cerca de R$ 380 nas revendas Fiat.
Um pára-choque do Tempra custa cerca de R$ 140.
A manutenção mais barata ficou com o Gol Plus -R$ 333,60, em média. O valor é R$ 82 mais baixo que o do Mille e R$ 391 menor que o do Hobby.

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