São Paulo, quinta-feira, 10 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Equipe acha gene da obesidade no homem

Mutação seria uma das responsáveis pela anomalia

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Cientistas franceses e norte-americanos identificaram uma anomalia genética que pode levar à obesidade. O estudo foi publicada na edição de hoje da revista "New England Journal of Medicine".
Donny Strosberg, do Centro Francês de Pesquisa Científica e autor do estudo, classificou o achado como "o primeiro gene da obesidade descoberto no homem".
Strosberg avisa, entretanto, que este não seria o único gene responsável pelo excesso de peso. "Trata-se da primeira mutação encontrada em um gene diretamente implicado na obesidade".
Entre 5% e 10% da população seria portadora da mutação. Nem todos são, entretanto, obesos, o que confirma que outros genes estariam envolvidos no processo.
O pesquisador disse que a detecção da mutação poderia levar a um meio de se identificar obesidades com risco de complicações cardíacas ou diabéticas.
Na mesma edição da revista, dois artigos independentes afirmam que o mesmo gene -chamado de beta-3- tem importante papel no desenvolvimento de determinado tipo de diabete precoce e perturbações no metabolismo que podem causar infartos.
No mês passado, cientistas do Instituto Howard Hughes (EUA) fizeram ratos obesos emagrecerem com uma proteína que deixa de ser produzida quando ocorre uma mutação semelhante em um de seus genes, batizado de "ob".
A descoberta fez com que centenas de pessoas se oferecessem para testá-la na empresa Amgen, que comprou o direito de produzi-la.

Texto Anterior: Conflito em RO deixa pelo menos 17 mortos
Próximo Texto: PC FARIAS; PMDB; DIPLOMATAS; ÍNDIOS
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.