São Paulo, quinta-feira, 10 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rio vai fundar entidade contra o crime

SERGIO TORRES
DA SUCURSAL DO RIO

A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), a Associação Comercial do Rio e a Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio) estão criando uma entidade civil com o objetivo de preparar projetos e captar recursos para a área de segurança pública.
Anteontem a cúpula da Secretaria da Segurança do Rio havia se reunido com representantes da sociedade civil para discutir as bases do movimento. A entidade deverá ser fundada dentro de cerca de 15 dias.
Há duas opções de nome para a nova entidade: ``O Rio Contra o Crime" e ``Diga Não ao Crime". A decisão sobre qual será o nome deverá ocorrer, no máximo, até a próxima semana.
A idéia é ter no grupo associações de categorias profissionais, associações de moradores e até centrais sindicais, como CUT (Central Única dos Trabalhadores) e Força Sindical.
Representante da seção Rio da Ordem dos Advogados do Brasil e coordenador da futura entidade, o advogado Hélio Saboya afirmou ontem à Folha que pretende procurar ``congregar a sociedade civil em apoio à luta contra a criminalidade".
Saboya foi secretário de Polícia Civil na gestão do ex-governador Wellington Moreira Franco (1987-90) e presidente da OAB-RJ nos anos de 1992 e 1993.

Denúncia
Saboya afirmou que funcionam em países como os Estados Unidos, a Inglaterra e o Canadá programas de denúncias semelhantes ao recém-instalado pela Secretaria da Segurança Pública do Estado do Rio.
Os organizadores estão buscando parceiros para a fundação da entidade.
Outra meta da entidade é trabalhar pela orientação da criança e do adolescente em relação às drogas e ao crime.
``Nós achamos que o combate à criminalidade não pode depender somente de ação policial", afirmou Saboya.

Texto Anterior: Acidente mata pagador de promessa na Bahia
Próximo Texto: Traficantes obrigam comércio a fechar
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.