São Paulo, quinta-feira, 10 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Desobediência ao sinal chega a 20%

DA REPORTAGEM LOCAL; DA FT

O cruzamento das avenidas Rio Branco e Duque de Caxias, onde vai funcionar o primeiro semáforo com câmara fotográfica, é considerado um dos mais perigosos da cidade. Segundo a Secretaria Municipal dos Transportes, no ano passado foram registrados no local 37 acidentes com vítimas e 36 atropelamentos.
A CET vai instalar no cruzamento um painel eletrônico para informar o número de veículos que desobedeceram o sinal.
A secretaria informou que o semáforo é um dos sinais de trânsito mais desrespeitados em São Paulo.
Em alguns cruzamentos, o índice de desobediência chega a 20% dos veículos. Segundo a secretaria, o padrão internacional é 3%.
No ano passado, o CPTran (Comando de Policiamento de Trânsito) e a CET aplicaram 652.935 multas por desrespeito ao sinal vermelho.
Com os semáforos equipados com câmaras, a Secretaria dos Transportes espera reduzir os índices da infração pela possibilidade de o motorista ser flagrado.
Outra vantagem, segundo a secretaria, é que o registro é feito sem a presença de fiscais, o que libera os funcionários para outras tarefas.
Os técnicos da CET apelidaram os equipamentos fotográficos de ``caetanos", numa referência ao cantor e compositor Caetano Veloso, que frequentemente se queixa, inclusive em letras de músicas, que os motoristas brasileiros não respeitam os sinais de trânsito.
A assessoria de imprensa da CET não informou o custo da implantação dos equipamentos.

Texto Anterior: Semáforo vai fotografar infrator
Próximo Texto: Show vai arrecadar fundos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.