São Paulo, quinta-feira, 10 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Juiz manda trocar todos os policiais em cidade da PB

DA AGÊNCIA FOLHA, EM JOÃO PESSOA

A Polícia Militar da Paraíba substituiu ontem todo o policiamento da cidade de Alagoa Grande (a 104 km de João Pessoa).
Um pelotão de choque com 14 homens do 2º Batalhão da PM, em Campina Grande, assumiu o policiamento da cidade.
A substituição do delegado e dos 14 policiais responsáveis pela segurança pública em Alagoa Grande foi feita por exigência do juiz da comarca da cidade, Ricardo Vital. O pedido foi encaminhado ontem ao governo do Estado pelo presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, Antonio Elias de Queiroga.
Segundo Vital, o delegado passava até 15 dias fora da cidade, os PMs eram omissos no enfrentamento da violência, tinham comprometimento político e ``viviam bêbados".
O juiz também deu prazo de 30 dias para o governo estadual recuperar a cadeia pública local, que se encontra sem condições de funcionamento. Segundo ele, a cadeia será interditada se não for recuperada pelo Estado.
O delegado Sílvio Fernando da Silva, 32, disse não saber por quais motivos o juiz pediu sua substituição. Segundo ele, todos os inquéritos instaurados estão tramitando normalmente.
Silva negou que fique até 15 dias fora da cidade. ``Eu moro na delegacia", afirmou.
Ele também defendeu os 14 PMs. ``É mentira que os policiais andam bêbados."
O delegado afirmou que faltam recursos à polícia para oferecer melhores condições de segurança à população. ``Não podemos dar assistência sem carros e armas. Os PMs correm riscos. Quando vou fazer uma diligência, sou obrigado a fechar a delegacia", declarou.
O comandante da PM da Paraíba, coronel João Batista Lira, disse que vai abrir uma sindicância para apurar denúncias de que os policiais andavam bêbados.
Ele disse considerar ``estranha" a declaração do juiz sobre a conivência dos PMs com a violência na cidade. Segundo o coronel, a polícia não pode ser acusada de conivência porque, segundo ele, em Alagoa Grande não têm ocorrido ``grandes atos de violência" nos últimos anos.

Texto Anterior: Ventos melhoram a qualidade do ar
Próximo Texto: Bebê é achado morto em um depósito de lixo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.