São Paulo, quinta-feira, 10 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Livro relaciona escritórios atuantes

MARA GAMA
DA REDAÇÃO

Livro: Arquitetos do Brasil
Autora: Angela Brant
nº de páginas: 200
Preço: R$ 80
Edição bilíngüe: português e inglês
Lançamento: hoje às 19h
Onde: Museu da Casa Brasileira (av. Faria Lima, 774, Jardim Paulistano)

Uma amostragem extensiva da produção de escritórios de arquitetura nos anos 80 e 90 pode ser conferida no livro ``Arquitetos do Brasil" que será lançado hoje.
O livro funciona como um grande catálogo. A autora, Angela Brant, mostra a produção de 47 escritórios, com fotos de casas, prédios, centros comerciais, hotéis, centros esportivos e áreas de lazer, acompanhadas de um pequeno texto, com dados biográficos sobre os arquitetos que formam cada escritório.
É um panorama de trabalhos diversos, sem agrupamento por tendências ou escolha de obras mais representativas.
Brant ressalta, no texto que inicia o volume, que sua seleção dos escritórios privilegiou a maior atuação destes no mercado imobiliário.
A autora descarta, assim, a perspectiva histórica e a análise estilística que são mais comuns nas raras publicações do gênero.
Não por acaso. Na seleção dos escritórios, Brant foi auxiliada pela Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura. É o critério de mercado que dirige a escolha.
Isso não tira o interesse do livro. Numa área tão ávida por publicações, vale o esforço de agrupar e mostrar para o público quem são e o que fazem alguns dos arquitetos do Brasil.
Mas também porque há poucos títulos à disposição do leitor nessa área, publicar um livro desse porte -200 páginas com cerca de 300 fotos coloridas, com anunciados dois anos de pesquisa na produção- sem algumas informações de interesse geral é uma pena.
Para quem gosta de arquitetura, ficam faltando informações sobre projetos, textos mais explicativos para as fotografias das obras e critérios transparentes da seleção de arquitetos.

Texto Anterior: Zukerman faz única apresentação
Próximo Texto: Grupo de rap Run DMC toca em SP
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.