São Paulo, quinta-feira, 10 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Conheça os pássaros da região pantaneira

RONALD ROSA; DANIEL DE GRANVILLE MANÇO
ESPECIAL PARA A FOLHA

Saiba agora que tipos de aves você pode encontrar em sua próxima viagem ao Pantanal.
Tuiuiú (Jabiru mycteria) - Família Ciconiidae. É a ave-símbolo do Pantanal. Também chamada de jaburu. Da ponta do bico aos pés chega até 140 cm de comprimento.
Tucanaçu (Ramphastos toco) - Família Ramphastidae.
São os maiores tucanos do Brasil, medindo 55 cm. Seu corpo é predominantemente preto, com garganta branca, ventre vermelho e patas azuis. O bico, alaranjado, é quase do tamanho do corpo.
Gavião-Caramujeiro (Rosthramus sociabilis) - Família accipitridae. São gaviões de médio porte, medindo cerca de 40 cm. Possuem corpo preto com faixa branca na cauda. O bico é laranja e preto, com uma longa ponta em forma de gancho.
Curicaca-Pantaneira (Theristicus caudatus) - Família Threskiornithidae. Ave do grupo dos íbis, com coloração geral cinza-chumbo, olhos e patas vermelhos e uma faixa branca na fronte.
O bico é longo e recurvado para baixo, funcionando como uma pinça que é utilizada para retirar da lama os pequenos animais de que se alimentam.
Encontrada frequentemente no solo, em áreas alagadas, ao contrário da outra curicaca bem comum no Pantanal, que é típica de locais mais secos. Fazem os ninhos com gravetos.
O nome ``curicaca" é onomatopéico, ou seja, dado pelo som que a ave produz ao cantar.

RONALD ROSA, veterinário, e DANIEL DE GRANVILLE MANÇO, biólogo, trabalham no Refúgio Ecológico Caiman

Texto Anterior: Diárias começam em R$ 30
Próximo Texto: Catástrofes fazem parte do risco de viajar
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.