São Paulo, sexta-feira, 11 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ativista pró-aborto muda de lado nos EUA

ANA ESTELA DE SOUSA PINTO
EM DALLAS

Um dos principais símbolos do movimento pró-aborto americano, Norma McCorvey, 47, aderiu ontem a um radical grupo antiaborto do Texas, o Operation Rescue (operação resgate, em inglês).
McCorvey inspirou a maioria das leis que permitem aborto em Estados americanos por sua luta judicial para interromper uma gravidez fruto de estupro, em 69.
A Suprema Corte deu vitória a ela em 1973, no caso que ficou conhecido como Roe vs Wade -o pseudônimo Jane Roe protegia a identidade de McCorvey. Com base nessa jurisprudência, Estados passaram a permitir o aborto.
Até ontem, ela era diretora de marketing da clínica de abortos A Choice for Women (uma alternativa para mulheres), em Dallas.
A partir de hoje, trabalha como assistente para um grupo cujas atividades incluem protestar em frente a clínicas e parar mulheres para convencê-las a manter a gravidez.

Texto Anterior: Clinton baixa decreto antifumo
Próximo Texto: EUA acusam dois pelo atentado em Oklahoma
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.