São Paulo, domingo, 13 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Problemas igualam Brasil e Colômbia

CLÓVIS ROSSI
DO ENVIADO ESPECIAL

Às cinco da tarde de uma segunda-feira de julho, Maria R. parou seu carro no semáforo de uma movimentada avenida.
Um homem se aproximou e pediu dinheiro. Ela deu todas as moedas que tinha. O homem exigiu pelo menos uma nota, que ela não tinha.
Pelo vidro semi-aberto, o homem enfiou a mão com uma garrafa quebrada e ameaçou estraçalhar o rosto de Maria se ela não lhe desse o anel de esmeraldas e o relógio que levava. Ela cedeu.
Cena de São Paulo? Poderia ser, mas é de Santa Fé de Bogotá, a capital colombiana.
Não se trata de coincidência. Brasil e Colômbia têm situações parecidas não apenas na questão política, pela hipótese de impeachment, mas também nas áreas social e de segurança pública.
O que dá maior dimensão aos problemas colombianos é a existência de uma das últimas guerrilhas ainda ativas na América Latina e o narcotráfico.
Guerrilha e narcotráfico, aliás, estão tão associados no país que é difícil dizer onde uma termina e começa o outro.
Até nessa associação, o Brasil entra. Há um brasileiro em poder da guerrilha há cinco meses.
Trata-se de um engenheiro da firma Brown Boveri, que, segundo informações disponíveis, foi sequestrado pela delinquência comum e ``vendido" às Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia.
O resgate anormal é consequência da distorção econômica gerada pelo narcotráfico.
Escreve Camilo Echandía Castilla, economista da Universidade Externado: ``Ninguém duvida de que os rendimentos da droga têm grandes efeitos multiplicadores que se estimam, em termos de criação de demanda, em 15% do PIB (Produto Interno Bruto, soma das riquezas que um país produz por ano)".

Texto Anterior: ERNESTO SAMPER; SANTIAGO MEDINA; ALFONSO VALDIVIESO
Próximo Texto: SEMELHANÇAS ENTRE BRASIL E COLÔMBIA
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.