São Paulo, domingo, 13 de agosto de 1995
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Jipes e picapes enfrentam 4.000 km de poeira

GIULIANO CEDRONI
ESPECIAL PARA A FOLHA

Percursos de alta velocidade em estradas precárias tornaram emocionante a estréia de carros com tração nas quatro rodas no Rali dos Sertões, prova até ano passado reservada a motos.
Em trajeto de 4.000 km, os participantes foram de São Paulo (SP) a Natal (RN).
Considerado o maior rali da América Latina, o evento reuniu celebridades do meio competitivo como o italiano Edi Orioli, tricampeão de motocicletas do rali Paris-Dakar, disputado em trechos de deserto.
Mas a grande novidade este ano ficou por conta da presença de veículos na competição que surpreenderam a organização ao obter excelentes tempos.
Oito deles, todos com tração nas quatro rodas, disputaram a prova, que se transformou em um verdadeiro teste de marcas.
Entre os importados estavam um Samurai -vencedor entre os carros- e um Sidekick, ambos Suzuki, um Mitsubishi Pajero, uma picape Toyota Hilux, uma picape DX da Nissan e um Lada Niva. De fabricação nacional, participaram um JPX -segundo colocado- e um jipe Engesa.
A dificuldade da prova estava no fato de as estradas escolhidas serem extremamente precárias, não apresentando segurança nenhuma aos competidores, que dirigiam sempre em alta velocidade, atingindo a marca de 140 km/h.
Como consequência disso, quatro dos oito veículos participantes se envolveram em acidentes sérios que provocaram ferimentos leves nos pilotos e danos sérios em alguns carros.
O Mitsubishi Pajero, por exemplo, capotou logo no primeiro dia de prova. A picape Hilux capotou três vezes, ficando com boa parte de sua carroceria danificada.
Mesmo depois dos acidentes, as duas equipes continuaram a prova e acabaram conquistando a quarta e a quinta colocações, respectivamente.

Vitória dos jipes
Depois de nove dias de competição, cruzando os sertões de Minas Gerais, Bahia, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte, o Suzuki Samurai derrotou outro jipe, o JPX Montez.
O JPX liderou todo o rali até a última prova, disputada nas areias de Natal. A diferença de tempos entre as duas equipes foi de exatamente um segundo.
No final, os jipes foram mais velozes que muitas das motos. Ano que vem, são esperados 30 carros na competição.

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