São Paulo, segunda-feira, 14 de agosto de 1995
Próximo Texto | Índice

Baixos salários 'esvaziam' a PM

ANTONIO ROCHA FILHO
DA REPORTAGEM LOCAL*

Erramos: 15/08/95
A Polícia Militar de São Paulo enfrenta um dos piores quadros de evasão na corporação, o que impede que ela preencha o seu efetivo.
Sem um salário atrativo, a PM perdeu 2.276 policiais nos primeiros seis meses deste ano e apenas 1.798 estão em fase final de formação na escola de soldados.
Além do baixo salário -um soldado em início de carreira recebe R$ 600,00 mensais por 40 horas semanais-, a corporação enfrenta ainda a falta de candidatos qualificados para suas vagas.
Hoje a PM paulista tem 15.471 vagas abertas em todo o Estado, o que corresponde a 17,5% do efetivo total da corporação, de 88.308.
Segundo a PM, este número é definido por um decreto estadual baseado em um pedido da corporação ao governador.
Atualmente, a PM de São Paulo conta com 72.837 integrantes, entre policiais que fazem o patrulhamento nas ruas, Polícia Florestal, Polícia Rodoviária, guarda de presídios, bombeiros, policiais de trânsito e policiais femininas.
Tomando como base 31,6 milhões de habitantes, o Estado tem 295 habitantes por policial.
Segundo o tenente-coronel Dourado, padrões internacionais definem como ideal 250 habitantes por policial para os centros urbanos.
A falta de policiais não é exclusividade paulista. Entre nove Estados pesquisados pela Folha, todos apresentaram carência de policiais.
O Estado com a pior relação entre o número de habitantes e o de policiais é o Ceará. São 11.941 policiais para uma população de cerca de 6,3 milhões de pessoas, ou 533 policiais por habitante.
O melhor Estado na relação policial/população é Sergipe: 252 habitantes por policial.
São Paulo é a cidade menos policiada. Sua região metropolitana, com cerca de 16 milhões de habitantes, tem 42.897 policiais, ou 373 habitantes por policial.
Para atingir os 250 habitantes por policial, São Paulo precisaria de 64.000 policiais.
A região metropolitana do Rio é a segunda em falta de policiais. Para cada um dos 27 mil policiais cariocas, há 278 habitantes. O ideal seriam 30 mil policiais.

Colaborou a Agência Folha

Próximo Texto: Candidato a policial diz que não espera ficar rico
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.