São Paulo, segunda-feira, 14 de agosto de 1995
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Hill vence e mostra que está vivo no campeonato

JOSÉ HENRIQUE MARIANTE
ENVIADO ESPECIAL A BUDAPESTE (HUNGRIA)

Damon Hill venceu a corrida que precisava vencer.
Praticamente ignorado durante um fim-de-semana de especulações, o piloto inglês, da Williams, conquistou a vitória no GP da Hungria de Fórmula 1, ontem, no circuito de Hungaroring.
Para completar, recebeu um ``bônus", segundo suas próprias palavras, de Michael Schumacher. O alemão abandonou a corrida a quatro voltas do final, quando era o segundo colocado.
Hill, assim, descontou 10 dos 21 pontos que Schumacher tinha de vantagem no Mundial de Pilotos e mostrou estar vivo na disputa do campeonato deste ano.
Conseguiu, também, forçar sua presença no mercado de pilotos e equipes da categoria, que ficou muito agitado em Budapeste graças às propaladas transferências de Schumacher, para a Ferrari, e do canadense Jacques Villeneuve, da Indy para a Williams.
A grande decepção, para os brasileiros, foi o abandono de Rubens Barrichello na última volta.
O piloto da Jordan fez uma excelente corrida. Largou da 14ª colocação, acertou na estratégia e era o 4º quando Schumacher saiu.
Alçado à terceira colocação, seu motor Peugeot falhou após a última curva antes da linha de chegada. Teve que se arrastar para receber a bandeirada como sétimo.
Mais tarde, no caminhão da equipe, chorou. É a terceira vez no ano que perde um provável pódio por problemas mecânicos.
A corrida, como a maioria das outras etapas, foi decidida nos boxes. Dessa vez, porém, a Williams levou a melhor.
Na largada, Hill, o pole, partiu bem e contou com a colaboração do companheiro David Coulthard, segundo no grid e na corrida, que segurou Schumacher.
Após 12 voltas, o alemão superou o escocês. Mas Hill já estava 15 segundos à frente.
Cinco voltas depois, Hill entrou para os boxes para sua primeira parada. Schumacher o seguiu e foi mais rápido (6,7s contra 9,8s).
A diferença caiu para cerca de dez segundos. Na volta 26, era de sete segundos. Mas Schumacher teve que parar de novo.
Na primeira parada, a equipe pensou ter colocado 40 litros de gasolina no Benetton do alemão. Mas um problema no equipamento de reabastecimento deixou entrar apenas dez litros no tanque.
Schumacher foi obrigado a antecipar a segunda parada, que acabou arruinando sua luta pela liderança da corrida.
Na volta 38, quando Hill fez seu segundo pit-stop, chegou a ficar a cerca de um segundo do inglês. Por dez voltas, ameaçou o rival, que administrava ultrapassagens sobre retardatários.
O duelo durou pouco. Ao completar o giro 48, Schumacher teve que parar para seu terceiro pit.
Hill abriu 30 segundos e pôde realizar sua terceira parada, dez voltas depois. E conservou a vantagem de dez segundos.
``Venceria mesmo que ele não tivesse problemas", disse o inglês.

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