São Paulo, segunda-feira, 14 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

HQ 'Cratos' chega às bancas

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Já se encontra nas bancas a revista ``Cratos" (R$ 3,00), o primeiro lançamento da editora Prior.
``Cratos" é uma revista mensal escrita por Carlos Pellegrino e pintada por Marcos Schimidt. Sim, pintada, o que deixa o leitor cético quanto à periodicidade da mesma.
O texto de Pellegrino é um tanto pomposo, mas não escapa de erros. O rebuscado se explica (?) pelo avançado estágio intelectual dos habitantes de Zadnem, mas o texto acaba truncado e sem fluência.
As pinturas de Schmidt dão forma a um mundo sombrio, em contraste com o estado de "iluminação" intelectual a que seu povo chegou, um mundo de ciência e conhecimento que, por ter, talvez, subvertido a natureza, encontra-se em decadência.
Em mais de uma maneira, ``Cratos" lembra a minissérie Mundo Sem Fim (escrita por Jamie Delano e desenhada por John Higgins). Eu disse "lembra", principalmente nos desenhos que, apesar da técnica diferente, são "borrados", sem a nitidez costumeira dos quadrinhos, deixando o leitor em um desconforto proposital.
É difícil julgar uma obra que não tem fim previsto (o gibi é mensal e pode durar indefinidamente) pelo primeiro número, mas ``Cratos" é, certamente, um avanço quando comparado aos quadrinhos que dominam o mercado.

Texto Anterior: Nova editora estréia com 'Monstros', RPG nacional
Próximo Texto: Cada um tem suas preferências sexuais
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.