São Paulo, segunda-feira, 14 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Portoghesi dá palestra e expõe fotos em São Paulo

MARA GAMA
EDITORA-ADJUNTA DA ILUSTRADA

O arquiteto e professor italiano Paolo Portoghesi, 64, chega a São Paulo no próximo dia 28 de agosto, para abrir uma exposição de painéis fotográficos e objetos, no Museu da Casa Brasileira, dia 30.
Portoghesi é um dos mais importantes arquitetos italianos da atualidade. Começou a projetar no fim dos anos 60, construiu centenas de casas e centros residenciais e esportivos na Itália, participou de bienais de Veneza -foi seu presidente no começo dos anos 80- e fez vários projetos cenográficos.
Uma de suas criações mais famosas é a mesquita de Roma, na Itália, que começou a ser construída em 1975 e terminou 1991.
O visitante da exposição no Museu da Casa Brasileira poderá conhecer o projeto da mesquita em seus aspectos estruturais. Onze painéis fotográficos revelam os detalhes do complicado encaixe de arcos e o jogo de luzes da construção, erguida às margens do Tibre.
Na mostra estão também fotos de casas significativas na obra do arquiteto, um centro residencial, dois teatros e um complexo turístico. Candelabros, pratos, porta-retratos e molduras integram também a exposição de objetos.
Mas o que promete são suas palestras: uma na abertura da exposição, com o tema ``Natureza e Arquitetura" e outra como aula magna da Faculdade Armando Alvares Penteado (FAAP), com o tema ``Natureza e História".
Portoghesi é também teórico e autor de vários textos importantes sobre a renovação da arquitetura. Seu livro ``Dopo l'Architettura Moderna" (Depois da Arquitetura Moderna), editado em 1980, na Itália, analisa historicamente a passagem de um momento de intensa inovação à cristalização de preceitos e discursos que caracterizou o desvirtuamento do funcionalismo na arquitetura.
Professor da Universidade de Gênova, com título honoris causa da Universidade de Lauzanne, Portoghesi escreveu também sobre arquitetura antiga, barroca e sobre a história urbana de Roma.
Como designer, fez móveis e objetos para empresas como Alessi, Poltronova e Cleto Munari.

Palestra: Natureza e Arquitetura
Quando: dia 30, às 19h30
Exposição: fotos e objetos
Quando: de 30 de agosto a 22 de setembro
Onde: Museu da Casa Brasileira (av. Faria Lima, 774, Jardim Europa)
Aula: Natureza e História
Onde: FAAP (r. Alagoas, 903, Higienópolis)
Quando: dia 31, às 19h

Texto Anterior: Um computador para cada um, e daí?
Próximo Texto: Arquiteto condena a criação arbitrária
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.