São Paulo, quinta-feira, 17 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Biografia é rica em detalhes e fotografias

FERNANDA SCALZO
DA REPORTAGEM LOCAL

``Não quis fazer uma biografia exaustiva, mas escrever uma coisa gostosa se ler", disse Maria Eugenia Boaventura, autora de ``O Salão e a Selva". Maria Eugenia é professora do Departamento de Teoria Literária na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Esta nova biografia de Oswald de Andrade tem outro mérito: o de reunir grande número de fotos e ilustrações inéditas ou pouco divulgadas no muito que já se publicou sobre o mais controvertido e movimentado escritor do modernismo brasileiro.
Embora a autora afirme que a biografia não é exaustiva, ``O Salão e a Selva" é rica em detalhes sobre a vida de Oswald. Fica-se sabendo, por exemplo, que nas cartas que os pais escreviam ao filho único na Europa, em 1912, mostravam-se muito preocupados com o fato de Junior (como se autodenominava então) não estar agradecendo a Deus devidamente as graças recebidas.
Maria Eugenia diz que sua pesquisa se baseia em documentos e que preferiu deixar de lado os depoimentos, comprometidos ``pelo ressentimento ou pelo esquecimento". ``Eu digo que o tempo é o contrário do espaço. É a dimensão negativa. É tudo que nos nega e destrói, desde o pêndulo até a namorada e o credor...", diz Oswald de Andrade, na epígrafe da cronologia de sua nova biografia.

Texto Anterior: Livro descreve fim de um sonho
Próximo Texto: Evento promove moda praia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.