São Paulo, quinta-feira, 17 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rio incluem anjos e bruxas

FERNANDA DE ESCÓSSIA
DA SUCURSAL DO RIO

Lançamentos incluem títulos sobre bruxaria, anjos e duendes
Entre os lançamentos da Bienal não falta nem o livro de uma bruxa de verdade: ``Manual Mágico do Amor", de Márcia Frazão, 43, uma filósofa formada na Universidade Federal do Rio de Janeiro que trocou a filosofia pela feitiçaria.
Editado pela Francisco Alves, o livro traz receitas de elixires afrodisíacos, rituais de sedução, fertilidade e fidelidade, e fala da influência dos ciclos terrestres sobre o homem.
É uma mistura de noções de astrologia, conhecimento das ervas, interpretação de sonhos, mitologia e feitiços que a autora diz ter aprendido com suas avós e com grupos de bruxaria.
``A bruxaria é uma retomada dos ritos primitivos das mulheres sábias, um retorno à terra, um jeito de viver melhor", afirma Márcia, que detesta o termo esotérico e não abre mão de ser chamada de bruxa.
Para quem acha que bruxaria é de mulheres, há até um bruxo, Bento de Lima, que, sob o pseudônimo da feiticeira Dirce de Bellis, assina ``O Testamento da Bruxa" (Bertrand Brasil).
``Viver melhor" é a tese da maioria dos livros sobre anjos, duendes, numerologia, vidas passadas e religiões alternativas. Esse ramo começou a crescer há oito anos, com a explosão de Paulo Coelho em ``O Alquimista". ``Não sou esotérico nem me considero precursor. Minha filosofia tem base católica e ajuda cada um a se descobrir", diz o mago.
Uma edição de luxo de ``O Alquimista" será lançada na Bienal. A ex-freira Luci Costa escreve sobre anjos em ``Conselhos dos Anjos" (Distribuidora Paulista de Livros).
A febre esotérica vai levar à Bienal mais de 40 lançamentos e muitas editoras especializadas, como a Universalista. A Record criou há três anos o selo Nova Era, só para os lançamentos da linha esotérica.
(FE)

Texto Anterior: Rio investe US$ 15 mi em Bienal do Livro
Próximo Texto: Revisão reconstitui obra de Jorge Amado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.