São Paulo, quinta-feira, 17 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cali detém 70% do tráfico

DA REDAÇÃO

O cartel de Cali, uma das justificativas para a decretação do estado de emergência na Colômbia, é a maior rede de traficantes do mundo. Movimenta 70% do tráfico da cocaína colombiana no mundo -ou pelo menos movimentava, até a prisão de seus principais líderes, neste ano.
Há alguns anos, tal status pertencia ao cartel de Medellín, desmantelado após a morte, em 1993, do líder Pablo Escobar Gavíria.
O ``racha" entre o cartel de Cali e o de Medellín surgiu no final da década de 80. Gilberto Rodríguez Orejuela, que liderava o cartel de Cali, foi preso pela primeira vez, em Madri (Espanha), sob suspeita de traficar cocaína em 1984. Foi solto por falta de provas.
O cartel "lava seu dinheiro por meio de dezenas de empresas de fachada. A plantação da coca e sua transformação em cocaína formam, hoje, parte substancial da economia colombiana.
Os adversários de Ernesto Samper estimam que o cartel de Cali tenha colaborado com até US$ 6 milhões para a campanha do presidente no ano passado.
Eleito, Samper começou uma caçada aos traficantes da Colômbia. Prendeu em poucos meses todos os principais líderes do cartel. A última prisão, de Miguel Orejuela, aconteceu no final de julho.

Texto Anterior: Detido, ex-ministro depõe
Próximo Texto: ELN mantém "guerra total]
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.