São Paulo, sábado, 19 de agosto de 1995
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Homem é principal alvo da nova campanha de prevenção à Aids

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Os homens heterossexuais, bissexuais e homossexuais com múltiplos parceiros vão ser o alvo da próxima campanha publicitária contra Aids do Ministério da Saúde, que começa dia 3 de setembro e tem custo de R$ 6,7 milhões.
``Os homens heterossexuais têm sido os mais relutantes a se prevenir", diz Lair Guerra de Macedo, coordenadora geral do Programa de Aids e Doenças Sexualmente Transmissíveis do ministério.
A conclusão de que homens se previnem mal contra Aids veio de pesquisa concluída em maio. Apurou-se que as mulheres exigem camisinha, mas que seus parceiros muitas vezes se negam a usar.
Além disso, o órgão está testando camisinhas menores que as convencionais em adolescentes de escolas públicas. Os produtos que têm 49 mm de diâmetro, contra 53 mm dos preservativos usuais.
O ministério quer formar 72 mil monitores adolescentes em 95 para passar informações sobre Aids nas escolas. Além disso, vão produzir vídeos que serão exibidos no sistema de educação à distância (com antenas parabólicas) que o Ministério da Educação desenvolve.
O programa implantou ainda um sistema de informações via Internet (rede com acesso por computador), com endereço eletrônico aids fns.ms.gov.br.
Lair divulgou o número de doentes de Aids notificados até agosto: 67.729 -1.349 novos casos nos últimos três meses. A estimativa de infectados pelo HIV é de 425 mil pessoas. A maioria não desenvolveu a doença e muitas não sabem que estão infectadas.

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