São Paulo, sábado, 19 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sul Brasileiro já foi estatizado

DO BANCO DE DADOS

Protestos de políticos e empresários regionais também motivaram em 1985 a estatização do Sul Brasileiro, banco gaúcho com rombo de US$ 495 milhões.
O Banco Central assumiu o controle da instituição em fevereiro e em maio o Congresso aprovou substitutivo de um projeto enviado pelo então presidente José Sarney, que previa a estatização, com injeção de cerca de US$ 181 milhões.
O Sul Brasileiro tentara um ano antes da intervenção do BC dar uma arrancada ao associar-se ao Sistema Financeiro Habitasul e ao Grupo Brasilinvest, negócio que não se concretizou. A boataria sobre a intervenção chegou antes.
O tratamento dado pelo governo para o banco gaúcho foi oposto à liquidação extrajudicial do Brasilinvest, decretada em 19 de março de 85. Foram colocados em indisponibilidade os bens de ex-administradores do Brasilinvest.
O líder do grupo, Mário Garnero, já tinha seus bens em indisponibilidade desde a intervenção no Sul Brasileiro. Em junho de 85, a Justiça decretou a falência da holding de Garnero e em dezembro, determinou o arresto dos bens de seus ex-diretores. Em 1989, Garnero livrou-se das acusações que contra ele existiam na Justiça. A liquidação do Brasilinvest foi suspensa em 1º de maio de 90.

Texto Anterior: Sarney apóia CPI sobre BC
Próximo Texto: BC deve cobrir ação no exterior, diz Serra
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.