São Paulo, sábado, 19 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tran Chan abre festival de dança em SP

ANA FRANCISCA PONZIO
ESPECIAL PARA A FOLHA

Evento: Projeto Contatos Cênicos 95
Onde: Sesc Ipiranga (r. Bom Pastor, 822; Tel. 273-1633)
Quando: hoje às 20h; amanhã às 19h; dias 23 (quarta) e 25 às 21h
Quanto: R$ 5,00 e R$ 2,50 (comerciários)

O Projeto Contatos Cênicos, encerrado sábado passado em Parati, Rio de Janeiro, chega neste fim-de-semana a São Paulo. Com o objetivo de promover intercâmbio entre artistas da dança contemporânea, apresenta a partir de hoje, no Sesc Ipiranga, os grupos Tran Chan, da Bahia; Integro, do Peru; Bill Young & Dancers, dos Estados Unidos; e Neodanza, da Venezuela.
A atração de hoje é o Grupo Tran Chan, fundado em 1980 pelas coreógrafas Betti Grebler e Leda Muhana. Destaque nesta edição do Contatos Cênicos, o Tran Chan interpreta ``Dance Box", que reúne sete coreografias curtas.
Como o Tran Chan raramente se apresenta em São Paulo, esta é a chance de apreciar a dança deste grupo baiano que, fugindo ao regionalismo, desenvolve uma linguagem ágil e criativa, fundamentada na qualidade de movimento.
``Direto ao ponto", ``lépido", ``certeiro", são os significados da expressão Tran Chan. Fazendo jus ao nome, o grupo não brinca com a paciência do espectador: desenvolve uma dança sem desperdícios, bem interpretada e plena de boas idéias. Com humor e ironia, o Tran Chan vale-se de temas como o jogo de futebol ou a preocupação atual em condicionar o corpo, para realizar uma bela composição espacial, onde a dança é o foco principal, sem recursos extras.
Amanhã, o Integro, considerado o melhor grupo de dança moderna do Peru, apresenta ``Los Amores Dificiles", de Oscar Naters, diretor e coreógrafo da companhia.
Com forte carga teatral, o espetáculo do Integro fala dos relacionamentos humanos sob um ponto de vista cotidiano. Sem uma narrativa linear, concede tratamento cinematográfico ao espaço cênico através da iluminação, do ritmo e da associação entre imagens e música.
Na próxima quarta-feira, o Sesc Ipiranga retoma a programação do Contatos Cênicos com Bill Young & Dancers, jovem grupo de Nova York, que apresentará duas peças: ``Veiling" e ``Kindling".
Embora utilize várias técnicas de dança moderna, como as improvisações de contato e as contrações e relaxamentos de Martha Graham, Bill Young procura ressaltar as características e habilidades de cada bailarino.
Na quinta-feira, o grupo Neodanza, fundado em Caracas em 1987, realiza sua fusão entre dança e teatro. Sua coreografia, ``18 Minutos por 2 1/2 Tiempos'Bolo", de autoria de Alexey Taran, explora a força das imagens.
Revelando novos talentos da dança internacional, o Contatos Cênicos promete novas surpresas. Criado por Rachel e Marcos Ribas em 1990, o Projeto está sediado em Parati, onde o casal dirige o único teatro da cidade, o Espaço.
``No próximo ano o Contatos Cênicos terá formato maior e deve trazer 10 grupos, inclusive da Europa", garantem os Ribas que, apostando neste evento exemplar, comemoram em 1995 os 10 anos do Teatro Espaço e os 25 anos do Grupo Contadores de Estórias, companhia que também dirigem e que começou como teatro de bonecos.

Texto Anterior: Ozzy Osbourne reluta em se aposentar
Próximo Texto: ``Woyzeck" introduz teatro de Büchner
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.