São Paulo, terça-feira, 22 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Empresas dos EUA gastam 66 vezes mais em pesquisas que as brasileiras

NELSON BLECHER
DA REPORTAGEM LOCAL

Empresas norte-americanas, apesar de ter faturamento 21 vezes superior ao das brasileiras, gastam 66 vezes mais em pesquisa e desenvolvimento (P&D) e empregam 40,5 vezes mais doutores.
As despesas em P&D das companhias norte-americanas vinculadas ao IRI (Industrial Research Institute) atingem, em média, US$ 135,1 milhões anuais, o que corresponde a 3,5% da receita.
Já os gastos das filiadas à Anpei, associação que reúne as indústrias nacionais que mais investem em pesquisa tecnológica, chegam a pouco mais de US$ 2 milhões ao ano -0,98% da receita.
A cada ano, as empresas norte-americanas geram em média 120 patentes, contra apenas 0,8 das nacionais.
``É a primeira vez que se cotejam, em termos globais, os bancos de dados dos dois institutos", disse ontem Roberto Sbragia, assessor da Anpei e autor de estudo comparativo obtido pela Folha.
Somente 0,5% do quadro técnico das empresas nacionais é formado por doutores, contra 21% do das americanas, que empregam em média 912 funcionários nessa atividade -número 38,5 vezes superior ao das empresas nacionais.
O estudo indica, contudo, haver semelhanças em relação ao perfil das despesas em P&D. Companhias de ambos os países destinam acima de 70% de seus gastos a pesquisas de desenvolvimento experimental e serviços técnicos.
Isso pode ser explicado pelas pressões competitivas do mercado. ``As empresas não parecem mais dispostas a investir em pesquisas básicas e aplicadas. Preferem apoiar lançamentos de novos produtos que geram receita."
As pesquisas básicas, que não têm retorno comercial imediato, representam 6% dos gastos das empresas nacionais em P&D, contra 4% das norte-americanas.
O estudo também constatou que 39% das vendas das empresas brasileiras nos últimos cinco anos vieram de novos produtos, em proporção também superior às das americanas (22,5%).
As maiores disparidades foram encontradas nos setores de máquinas industriais e químico.

Texto Anterior: Oposição e empresários debatem início de processo de impeachment
Próximo Texto: BC estuda vender títulos para pagar cliente do banco
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.