São Paulo, terça-feira, 22 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Citibank terá agência em Pequim

JAIME SPITZCOVSKY
DE PEQUIM

O Citibank recebeu sinal verde para transformar seu atual escritório de representação em Pequim numa agência bancária. Torna-se o primeiro banco norte-americano na capital chinesa que poderá operar, por exemplo, câmbio, créditos, pagamentos entre empresas e serviços de assessoria financeira.
Pequim estava fechada a agências de bancos estrangeiros até julho passado, quando o Bank of Tokyo abriu sua primeira filial.
A agência do Citibank em Pequim começará a funcionar em setembro e não deverá trabalhar com contas correntes, a exemplo de outros bancos estrangeiros.
Outras cidades chinesas nas quais as reformas pró-capitalismo estão mais avançadas já contam com agências de bancos estrangeiro. O Citibank tem agências em Xangai (leste da China) e Shenzhen, além de escritórios em Cantão e Xiamen (sul da China).
Em 1984, o Citibank abriu em Pequim seu escritório de representação, que não pode atuar como uma agência bancária e exerce, principalmente, papel de intermediação de negócios e assessoria.
O Citibank mantinha sua sede para a China em Hong Kong, colônia britânica encravada no sul do território chinês. Em 1993, mudou a sede para Xangai.

Texto Anterior: FMI culpa governo do México por crise
Próximo Texto: As auditorias e o Econômico
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.