São Paulo, terça-feira, 22 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Punição é pouco provável

DA REPORTAGEM LOCAL

Dificilmente torcidas, prefeitura, clubes ou a Federação Paulista serão responsabilizados na Justiça pelo incidente de domingo.
``A responsabilidade criminal é exclusivamente pessoal", explica o advogado criminal Arnaldo Malheiros Filho, 45.
Torcedores que incitaram à violência ou cometeram agressões, porém, podem ser punidos, contanto que sejam identificados.
As leis brasileiras nada prevêem especificamente para incidentes em competições esportivas. Malheiros sugere punições esportivas, como é o caso na Europa.
``Seria eficiente a penalização dos times com torcedores violentos. A própria torcida se controlaria", acredita.
Outra medida que ele apóia é a interdição dos estádios a torcedores condenados por violência, o que é feito no Reino Unido.
No caso do tumulto de domingo, as torcidas podem ser processadas por formação de quadrilha, que prevê prisão de um a três anos. Para isso, no entanto, é preciso provar que a torcida foi criada com a intenção de brigar. Isso poderia ser feito apreendendo armas na entrada dos estádios.

Texto Anterior: Corinthians vai processar prefeitura por jogo adiado
Próximo Texto: REPERCUSSÃO
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.