São Paulo, terça-feira, 22 de agosto de 1995
Texto Anterior | Índice

Dominicanos batem Brasil na estréia da segunda fase

EDGARD ALVES
ENVIADO ESPECIAL A NEUQUÉN (ARGENTINA)

O ala Oscar anotou 24 pontos, mas não conseguiu evitar a derrota do Brasil por 100 a 98 diante da República Dominicana, ontem, na abertura da segunda fase do Pré-Olímpico de Basquete das Américas.
A competição, que classifica três times para Atlanta-96, é disputada em Neuquén, Patagônia, sul da Argentina.
Apesar de seus 37 anos, Oscar foi o único brasileiro a permanecer na quadra os 40 minutos do jogo. Rogério, que seria o substituto de Oscar, não foi escalado.
Além da derrota do time, ele ainda teve de suportar o insucesso no ``desafio dos cestinhas", o confronto com o dominicano Luis Felipe López, 20.
López, de 1,96 m, estudante e jogador da University St. John's, nos EUA, terminou com 28 pontos, batendo Oscar que fez 24.
``Ajudar o basquete da República Dominicana a ir para a Olimpíada é um sonho. Seria meu maior troféu", afirmou López, cotado para se converter em futura estrela da NBA.
O sucesso do time ele preferiu dividir com os companheiros.``Sabíamos da experiência dos brasileiros e tratamos de ajudar um ao outro na marcação para sustentar a defesa", disse.
O técnico ressaltou que a situação do time não é desesperadora, pois ainda luta pela classificação.
``Mas é triste ver que por coisas tão pequenas poderíamos estar em situação privilegiada", lamentou.
Agora, o Brasil soma duas derrotas e duas vitórias no torneio. É que nesta segunda fase contam os resultados da etapa anterior, obtidos contra os times do grupo que continuam na disputa.
Na primeira fase, o Brasil terminou em primeiro lugar no Grupo B, com vitórias sobre Argentina, Bahamas e Venezuela (descartada, pois o time foi eliminado) e derrota para o Uruguai (81 a 84).
Nesta segunda fase, o times classificados por um grupo enfrentam os do outro grupo. Hoje, a seleção pega Cuba. Joga contra o Canadá amanhã e, na quinta-feira, contra Porto Rico, único time que terminou invicto (quatro vitórias, das quais trouxe três para a etapa atual) na primeira fase.
Os quatro melhores, somados os jogos entre si nas duas primeiras fases, vão às semifinais.
Ontem, depois de uma desvantagem por 21 a 14, o Brasil reagiu e venceu o primeiro tempo por 56 a 53. O marcador acusou empate (79 a 79), quando os dominicanos iniciaram o avanço para a vitória.

Texto Anterior: Pacaembu vai ser liberado na quinta
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.