São Paulo, quarta-feira, 23 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cavallo nega que pretenda deixar cargo

DENISE CHRISPIM MARIN
DE BUENOS AIRES

O ministro da Economia da Argentina, Domingo Cavallo, disse ontem que não pretende renunciar, em coletiva para cerca de 200 jornalistas locais e estrangeiros.
``Não jogo nem especulo com a minha renúncia", afirmou.
Cavallo prometeu se apresentar hoje ao Congresso Nacional para explicar suas denúncias sobre as ``máfias" que estariam envolvidas com atos de corrupção em órgãos do governo e estatais.
Sem entrar em detalhes, afirmou que as organizações que pagam subornos atuam em setores do governo como a alfândega, o correio e os aeroportos.
Os ``aríetes" desse mecanismo seriam, segundo o ministro, pessoas ligadas aos meios de comunicação e legisladores.
Segundo Cavallo, houve denúncias à Justiça, mas os resultados não foram os desejados. ``As denúncias terminaram com a perseguição aos denunciantes. Estamos sendo amedrontados", disse.
Ele tentou dissipar as versões de que haveria divergências no governo com relação às denúncias. Afirmou que existe coesão e que ``não há uma briga interna".
``Estou cômodo e me sinto respaldado pelo presidente (Carlos) Menem", afirmou. ``Os boatos de minha renúncia estão se tornando esporte nacional argentino."
Cavallo está enfrentando sua maior crise política desde que assumiu a pasta da Economia, em 1991. Se não apresentar os nomes dos envolvidos em práticas de corrupção, pode ficar sujeito a pressões para que renuncie.
A Bolsa de Comércio de Buenos Aires fechou ontem em clima de tensão. O índice Merval (que aponta a variação diária das negociações) apontou queda de 2,4%.
Bônus
A Argentina emitiu bônus em ienes em um valor total de US$ 1 bilhão, informaram ontem representantes do governo do país. Os papéis têm prazo de cinco anos e taxa anual de juros de 5,50%.
Os fundos captados em ienes serão destinados ao resgate de títulos da dívida pública argentina.
Com agências internacionais

Texto Anterior: Loja faz cliente garantir pagamento
Próximo Texto: Governo faz reajuste nas cotações do dólar
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.