São Paulo, quarta-feira, 23 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Nasa decide privatizar naves

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

A Nasa, Agência Espacial Norte-americana, decidiu privatizar suas espaçonaves, deixando, assim, que o setor privado assuma o financiamento dos programas espaciais.
Na segunda-feira, a Agência divulgou um edital público de licitação, pedindo às empresas interessadas que apresentem suas ofertas antes do dia 11 de setembro.
A Nasa espera encontrar, nos próximos 15 meses, um candidato para a compra das quatro naves que compõem sua frota.
O motivo da decisão é financeiro. A cada ano, a Nasa gasta cerca de US$ 3 bilhões em suas naves espaciais. Cada vôo custa centenas de milhões de dólares para os contribuintes norte-americanos.
O interesse científico dos vôos espaciais vem se tornando, por outro lado, duvidoso. A própria Nasa reconhece que uma parte dos experimentos realizados em naves espaciais poderia ser feita com sondas automáticas, por um preço muito menor.
Depois de encontrar um comprador, a Agência prevê vários anos de transição, durante os quais a empresa compradora poderá efetuar lançamentos e deverá se encarregar da manutenção das naves.
Apesar da privatização, a Nasa continuará supervisionando a organização dos vôos espaciais.

Texto Anterior: Cavallo sofre pressões para deixar cargo
Próximo Texto: O Espírito Santo e o caminho das pedras
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.