São Paulo, quarta-feira, 23 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Jogos oferecem desempenho aceitável

MÔNICA CRISTINA MARCUCCI
ONOFRE TRINDADE JR.

MÔNICA CRISTINA MARCUCCI; ONOFRE TRINDADE JR.
ESPECIAL PARA A FOLHA

Instalar jogos no ``Windows 95" não apresenta grandes dificuldades. Mas podem aparecer problemas na hora de executar o jogo.
``Psychotron" é um jogo interativo em CD para ``Windows 3.1", no qual o jogador faz o papel de um agente da CIA.
A instalação do ``Psychotron" ocorreu sem problemas. Mas, ao reiniciar o ``Windows", de acordo com o manual, o sistema operacional acusou um erro: o jogo troca, ao ser instalado, arquivos do sistema por versões antigas desses arquivos. Ao ignorar o aviso e executar o jogo, não houve problemas aparentes no sistema.
``DreamWeb" em CD funciona em DOS e a meta é descobrir e destruir as sete pessoas que controlam a rede de sonhos e do subconsciente humano.
A documentação está em inglês e é muito sucinta e insuficiente, gerando dificuldades de entendimento para o usuário comum que instalar o jogo.
No ``Windows 95", o sistema DOS pode ser executado pelo ``Aviso do MS-DOS". É necessário acionar esse programa para instalar ``DreamWeb". Ele foi instalado sem dificuldades e executado normalmente.
No entanto, em um outro micro, ele não funcionou por insuficiência de memória. O problema ocorreu devido ao uso de um modelo mais antigo de leitor de CD.
``Precision Approach" para DOS vem em disquetes e é um simulador de vôos com recursos de som. A documentação (em inglês) tem qualidade aceitável. A instalação não apresentou problemas, assim como a execução.
O desempenho dos jogos sob o ``Windows 95" foi aceitável. Não houve diferença significativa na execução dos programas em relação a seus sistemas operacionais originais, tanto em velocidade quanto em qualidade de apresentação visual ou sonora.
Isso mostra que o novo sistema da Microsoft não oferece grandes problemas para o uso desses jogos.
A única ressalva é a necessidade de experiência do usuário para conseguir resolver pequenos problemas que podem aparecer, conforme o jogo e o micro usados.
Particularmente, é importante a configuração do ``MS-DOS" em relação à quantidade de memória disponível e tamanho da janela.

MÔNICA CRISTINA MARCUCCI é aluna do ICMSC-USP e desenvolve trabalho na área de sistemas operacionais.
ONOFRE TRINDADE JR. é doutor em física aplicada

Texto Anterior: 'Office 95' facilita o trabalho em grupo
Próximo Texto: `Works' inclui mais recursos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.