São Paulo, quarta-feira, 23 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Soft permite ligação a vários tipos de rede

MAURÍCIO PISSIOLI; ONOFRE TRINDADE JR.
ESPECIAL PARA A FOLHA

Sempre que um novo sistema operacional nasce, surge uma grande expectativa em relação ao que ele oferece em conectividade.
Uma das grandes vantagens de trabalhar com o ``Windows 95" é a possibilidade de ter vários protocolos de comunicação ativos ao mesmo tempo, permitindo conexão simultânea a vários tipos de redes.
É possível ligar máquinas que trabalham sob sistemas operacionais diferentes, permitindo o compartilhamento dos recursos dessas máquinas, como arquivos em disco e impressoras.
Os testes com o ``Windows 95" e sua capacidade de conexão com outras redes vêm sendo realizados há quatro meses no Laboratório de Sistemas Digitais do Instituto de Ciências Matemáticas de São Carlos - Universidade de São Paulo (ICMSC-USP).
Há máquinas com sistema Unix conectadas à Internet (protocolo TCP/IP), com Novell (protocolo IPX), com DOS e com ``Windows 95", todas elas conectadas à mesma rede Ethernet.
A instalação do sistema em um ambiente de rede ocorreu sem maiores transtornos.
Após a escolha e a configuração dos protocolos de comunicação com os quais a máquina vai trabalhar, o ``Windows 95" faz uma busca pela rede, mapeando graficamente todos os recursos disponíveis.
Com isso, o sistema operacional monta o Ambiente de Rede, com o qual é possível navegar na rede e usufruir de seus recursos (representados por ícones).
É possível, por exemplo, ``entrar" em uma máquina com sistema ``NetWare" e usar seus arquivos como se eles pertencessem a uma pasta local.

Discos
Compartilhar discos com sistemas Unix também é tarefa fácil para os usuários do ``Windows 95", desde que exista algum software responsável por essa tarefa instalado nas máquinas que trabalham com Unix.
Com o uso do programa de domínio público ``Samba", é possível tornar visível ao ``Windows 95" qualquer área em disco de um sistema Unix.
Para isto, basta instalar o ``Samba" em qualquer máquina Unix da rede e definir as áreas do disco que serão ``exportadas".
Geralmente, são exportadas áreas de usuários para que eles, a partir de suas estações ``Windows 95", possam utilizar o espaço em disco que lhes é disponível.
Na máquina local não é necessário ativar nenhum programa específico. Basta usar a opção Localizar Computador no menu Iniciar do ``Windows 95", identificando a máquina onde está o ``Samba". Depois, é só selecionar a máquina, usando o mouse.
O ``Windows 95" é capaz de garantir o funcionamento de uma rede local com outras máquinas com ``Windows" (95 ou 3.11), desde que as conexões de rede estejam prontas.
Com esse recurso, discos e impressoras são compartilhados de maneira muito simples e o usuário não precisa ser nenhum expert para tirar o máximo proveito.

Segurança
Um ponto negativo do novo sistema é a pobre segurança em termos de controle de acesso.
Isso pode ser corrigido com o uso de algum tipo de programa servidor na rede, como ``NetWare" ou ``Windows NT", que têm meios próprios de controle de acesso.
O novo programa também vem preparado para suportar redes discadas, em que a conexão do computador é feita por ligação telefônica, via modem.
Ele pode fazer ligações Slip (Serial Line Internet Protocol) ou PPP (Point to Point Protocol) com qualquer empresa ou instituição que ofereça acesso à Internet, a rede mundial de computadores.
Aproveitando o lançamento do ``Windows 95", a Microsoft apresenta sua própria central de serviços on line, a Microsoft Network, nos mesmos moldes da CompuServe e America OnLine (leia texto ao lado).
MAURÍCIO PISSIOLI é aluno de graduação do ICMSC-USP e desenvolve trabalho de iniciação científica na área de redes de computadores.
ONOFRE TRINDADE é doutor em física aplicada pela USP, com pós-doutorado na Universidade de Southampton (Inglaterra). Faz pesquisas em sistemas distribuídos e programação concorrente.

Texto Anterior: Novo ``Corel" pede máquina mais poderosa
Próximo Texto: Usuário vira alvo de batalha
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.